PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
A Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso tem percorrido unidades penais femininas e ofertado exames e informações de prevenção e de conscientização ao câncer de mama e do colo do útero.
As ações de prevenção e de conscientização ao câncer de mama e do colo do útero voltado às mulheres do Sistema Penal tocantinense e às custodiadas seguem a todo vapor. A atividade oferta uma série de exames, palestras e informações promovidas pela Superintendência de Administração do Sistema Penitenciário e Prisional, por meio de articulação da Gerência de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso.
A gerente da ação, Sandra Veloso, enfatiza que as mobilizações temáticas são realizadas anualmente e contemplam todas as mulheres privadas de liberdade e que este ano, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), está realizando exames de ultrassonografia de abdômen e de mama para ajudar na detecção de doenças precocemente e, sobretudo, na prevenção.
Ela reforça que “apesar dessas mulheres estarem privadas de liberdade, elas fazem parte da sociedade e das políticas públicas voltadas à saúde das mulheres, então recebem essa atenção dentro das unidades penais”.
Mobilização tem como objetivo “trazer segurança e saúde a elas para que possam retornar saudáveis à sociedade, à família e ao convívio dos seus”, finalizou a gerente.
Unidades penais
De acordo com a gerente, a equipe já percorreu as Unidades Penais Femininas (UPFs) de Palmas, Miranorte e na última quinta-feira, 17, foi a vez das mulheres da Unidade Penal Feminina de Ananás receberem exames e orientações.
Ao total, seis servidoras receberam os atendimentos e oito mulheres em privação de liberdade. A chefe da UPF, Danuza Rodrigues, ressaltou a importância da prevenção à saúde feminina.
“Esta ação é importantíssima e vai além da conscientização sobre os cuidados necessários voltados à saúde feminina, e conjuga os esforços de mulheres, profissionais da saúde e da Gerência de Assistência e Saúde ao Preso e ao Egresso,
garantindo assim, o bem-estar físico e emocional das mulheres da UPF”, destacou.
Atividades vão até o fim deste mês e no dia 24, a equipe segue para a Unidade Penal Feminina de Talismã, ofertando toda a bateria de exames de prevenção às custodiadas.