PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO INTEGRADO E SUSTENTÃVEL
Com o objetivo de discutir a retomada das ações do Fórum Permanente de Turismo do Estado do Tocantins (Foestur), o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, reuniu-se na última quarta, 13, com a vice-presidente do Fórum, Janaína Aires. O encontro foi solicitado pela gestora que também representa o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na entidade. Uma das pauta da reunião, foi o andamento dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Integrado e Sustentável (PDTIS) da região do Bico do Papagaio.
A vice-presidente solicitou a retomada das atividades do Foestur, que foi criado em 2003, com a finalidade contribuir e acompanhar a definição de políticas públicas e iniciativas que promovam o fortalecimento sustentável da cadeia produtiva do setor no Tocantins. Apesar de manter sua diretoria constituída, deste março de 2018 a entidade, que tem o gestor estadual de turismo como presidente, estava inativa.
Janaína aproveitou para fazer um resumo das atividades do Foestur e suas expectativas para este ano. Da mesma forma, Tom Lyra apresentou a Agência que foi idealizada pela gestão Governo Mauro Carlesse. “O governador entende o turismo, a cultura e a economia criativa como importantes geradores de emprego e renda”, citou.
A pauta da reunião, que contou com a participação das técnicas Graziela Cortez e Mayna Miranda, também girou em torno da implementação do Fundo estadual de Turismo, da revisão da Lei Estadual de Turismo, do andamento dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Integrado e Sustentável (PDTIS) das regiões do Bico do Papagaio, Vale dos Grandes Rios, Serras Gerais e município de Peixe. Também trataram dos impactos positivos da Medida Provisória n° 4/2019, que prevê a redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações internas com Querosene de Aviação (QAV) e Gasolina de Aviação (GAV).
Também ficou agendada para o dia 12 de março a primeira reunião com todo o colegiado do Foestur, quando a Adetuc fará uma apresentação sobre as ações inciais da pasta, nos dois primeiros meses de 2019, e projeções para o ano. Também está prevista uma explanação sobre o XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur), que será realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), uma das entidades com assento no Fórum.
“Tivemos uma reunião bastante produtiva e estamos motivados a continuar nosso trabalho e acreditamos no desenvolvimento de ações positivas neste ano”, resumiu Janaína Aires. “Acredito que este encontro foi um marco positivo para os novos rumos do turismo no Estado, conto com a colaboração dos integrantes do Foestur e espero corresponder às expectativas”, completou Tom Lyra.