A vacinação contra febre aftosa poderá ser antecipada para bovinos e bubalinos que participarão de eventos pecuários que ocorrerão no inÃcio de novembro. A autorização foi publicada pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira, 4. O objetivo é respeitar a carência pós-vacinação para o trânsito de animal e assegurar a preservação do status sanitário tocantinense, livre de febre aftosa com vacinação.
Os animais vacinados devem cumprir um tempo de carência antes de serem transportados. Para os primo-vacinados, que receberão a vacina pela primeira vez, o prazo é de 15 dias. Já para os que receberão a dose pela segunda vez, o perÃodo é de sete dias. Somente estão livres de carências os bovÃdeos com três vacinações comprovadas. “Para antecipar a vacinação, o pecuarista deverá assinar um termo de compromisso emitido pela Adapec e vacinar os bovÃdeos da propriedade com idade até 24 meses declarados em maio, independente da quantidade de animais que transportaráâ€, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.
O produtor que pedir para antecipar a vacina e não encaminhar os animais para eventos pecuários deverá justificar o motivo da omissão, sob pena de ter seu cadastro suspenso temporariamente e ainda perder o direito de uma nova antecipação, além de responder por outras sanções previstas no Decreto nº 860/99.
A campanha de vacinação contra febre aftosa ocorrerá entre os dias 1º e 30 de novembro. Neste perÃodo, apenas os bovÃdeos com até 24 meses, declarados em maio, serão imunizados. A expectativa é imunizar 4,5 milhões de bovÃdeos.