Após mudanças e adequações, o Portal da Transparência do Governo do Tocantins já está com todas as informações de 2015 atualizadas. O Portal precisou adequar-se ao novo modelo de Plano de Contas da União, e também ao ajustamento das Unidades de Governo ao Plano de Contas Estadual, procedimentos estes que demandaram tempo e qualificação técnica para que tornasse mais acessÃvel.
Esse novo modelo é uma determinação do governo federal a todos os estados da Federação, visando a uniformização das práticas contábeis e adequação aos dispositivos legais vigentes.
Os trabalhos de atualização foram realizados por uma equipe de técnicos da Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria da Fazenda, observando a Lei Federal nº 12.527/11, que regulamenta o acesso a informações, e o Decreto Estadual nº 4.839/13, relativos à execução orçamentária, financeira, contábil e demais informações pertinentes às ações do Governo estadual.
O secretário-chefe da Controladoria Geral, Luiz Antonio da Rocha, acompanhou todo o trabalho de migração e adequação do Portal e explica que toda melhoria exige tempo e dedicação para que se alcancem os benefÃcios esperados.
Transparência nos municÃpios
Além do Portal da Transparência, o Governo do Estado também trabalha para fomentar a lisura das informações em nÃvel municipal. Por meio da CGE e da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Tocantinense de MunicÃpios (ATM) com a finalidade de apoiar a implantação do Portal da Transparência e atender a Lei de Acesso à Informação (LAI) em todo o Tocantins.
De acordo com o documento, caberá à ATM estimular os municÃpios a adotarem as medidas administrativas necessárias, assim como à CGE orientar e compartilhar conhecimentos e informações técnicas referentes a esses mecanismos de transparência, bem como realizar as devidas capacitações aos servidores das prefeituras. Quanto à Secretaria da Habitação, o termo estabelece a disponibilidade de servidor para hospedagem dos Portais da Transparência de cada cidade tocantinense.
Esse termo de cooperação é fruto de uma reunião realizada no dia 12 de maio com representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério Público do Estado (MPE), da CGE e ATM, na qual ficou definido o prazo de 180 dias para que os 139 municÃpios tocantinenses implantassem o seu próprio Portal de Transparência e também desenvolvessem ações que atendam à Lei de Acesso à Informação.
Luiz Antonio garantiu que os técnicos da pasta estarão disponÃveis para o suporte necessário à equipe da ATM em auxiliar e orientar as prefeituras municipais na implantação do Portal de Transparência, do Sistema Informatizado de Gestão de Ouvidoria (SGO) e do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).
O próximo passo é apresentar a proposta aos gestores municipais, para que estes tenham conhecimento do apoio que receberão na implantação dessas ferramentas. Os interessados deverão participar do evento de apresentação que acontecerá na terça-feira, 9, à s 14 horas, no auditório da ATM. Na ocasião, serão apresentados os sistemas URBEM (Gestão Municipal) e URBEM Transparência (Portal de Transparência), criado pela Confederação Nacional de MunicÃpios (CNM), que são softwares livres que poderão ser utilizados gratuitamente pelos municÃpios.