Facebook
28/11/2013 - 10h56m

Aplaudidos de pé, orquestra sanfônica e fanfarra do Tocantins marcam o primeiro dia de apresentações em Brasília

Redação

Depois de brilharem em várias apresentações no estado do Tocantins, os alunos da rede estadual de ensino que compõem a orquestra sanfônica ‘Amor Perfeito’, da Escola de Tempo Integral Vila União, e a fanfara ‘Welliton Bezerra Borges’, do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, agora se apresentam na capital Federal.

As duas escolas do Tocantins abriram na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório do Conselho Nacional de Educação, o importante Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada. O talento dos alunos tocantinenses encantaram os seminaristas que aplaudiram de pé as apresentações.

A orquestra sanfônica apresentou quatro músicas do imortal Luiz Gonzaga: Asa branca, Vida de viajante, Xote das meninas e Sabiá. Para a sanfoneira Hilda Cristina Meneses Rocha, a apresentação representou muito tanto como aluna quanto como artista. “Foi gratificante receber tantos aplausos do público aqui de Brasília, é um reconhecimento do nosso esforço e dedicação, resultado também do serviço de nossos professores e coordenadores”, disse a aluna.

Uma junção de batidas sincronizados e melodia, a Fanfarra do CEM Taquaralto também encantou o público que estava presente no evento. Para Felipe Evangelista Barros, que faz parte da banda, foi uma oportunidade de mostrar para o público o resultado da atenção e cuidado que o Estado tem dado para alunos da rede pública estadual. “Por todo o esforço de horas de ensaio e a obrigação do rendimento escolar, valeu muito a pena. Representar o meu estado e minha escola foi muito gratificante, devo isso aos meus mestres e ao Governo por acreditar no nosso trabalho”, ressaltou Felipe.

O secretário de Estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo, que representa o Conselho Nacional de Educação (Consed) no seminário, destacou a alegria de ver o resultado dos investimentos musicais e os trabalhos realizados nas escolas de Tempo Integral do Tocantins. “Hoje o Tocantins tem 103 mil crianças e jovens em programas de Educação Integral, isso faz a diferença para nós que somos um estado ainda novo, mas desejoso de fazer cada vez mais uma educação de qualidade, e o que vocês viram hoje aqui é um dos bons resultados do nosso ensino integral”, disse.

Seminário Internacional

O Seminário tem o objetivo produzir conhecimento sobre a escola de Educação Integral em Tempo Integral no âmbito nacional e internacional, desencadeando o movimento dialógico e de construção da esfera pública de debates para subsidiar a formulação das Diretrizes Curriculares Nacionais pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

Agenda dos alunos

No período da tarde desta quarta-feira, 27, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem o Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Catedral Metropolitana de Brasília e o Estádio Mané Garrincha.

Na manhã desta quinta-feira, 28, a orquestra sanfônica e a fanfarra se apresentam no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e no período da tarde também se apresentam no III Encontro nacional de Cultura que acontece em Brasília.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS