CAMPUS AUGUSTINÓPOLIS
A trajetória acadêmica e profissional do professor Tiago Alencar Cruz, de 24 anos, do colegiado de Direito reforça a política de egressos desenvolvida pela universidade.
Dois anos após deixar o curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, como bacharel, o professor especialista Tiago Alencar Cruz, de 24 anos, se aproxima do seu primeiro aniversário como docente da instituição no mesmo curso em que se graduou. O egresso compõe, hoje, o quadro de professores da universidade. A trajetória acadêmica e profissional do professor reforça a política de egressos desenvolvida pela Unitins.
Filho de uma pedagoga e de um policial militar, o araguatinense tem aspiração docente desde o ensino básico. “Queria ser professor desde o Ensino Fundamental, porque venho de uma família que trabalha na Educação. Sempre fui o professor da ‘escolinha’, sempre brinquei de dar aula. No Ensino Médio fui monitor de História e Literatura. Eu adorava transmitir conhecimento”, revela Tiago.
Atualmente, o professor tem quatro turmas no curso de Direito no Câmpus Augustinópolis, lecionando para cerca de 120 acadêmicos. Entre eles, o aluno João Emanuel Roque Borges da Silva, do 10º período, que conheceu Tiago quando ele ainda era parte dos discentes. “Ele sempre foi um aluno de atitude, iniciativa e predisposição. Durante a graduação estava envolvido em projetos de ensino, pesquisa e extensão da Unitins. Desse modo, consegui vislumbrar que o Tiago seria um excelente profissional na área da docência”, contou.
O reconhecimento do colega de curso ficou marcado na memória do docente. “Sempre tive a noção de que a gente tinha que deixar um legado na universidade, então eu tentava fazer isso. Uma vez, na volta para casa, um dos meus colegas falou: ‘Já pensou se você retorna para dar aula para a gente como docente? ’. Lembro de dizer para ele: ‘Isso não vai acontecer tão cedo, um dia talvez, mas não tão cedo’. Hoje eu dou aula para ele [o aluno João Emanuel]”, contou Tiago com um sorriso.
A Unitins prioriza o acompanhamento do acadêmico durante o período de graduação e após a conclusão dos cursos, quando são egressos. Para manter o laço com os concluintes, a instituição tem o Portal do Egresso, que permite o cadastro de ex-alunos para acompanhar suas colocações no mercado, aproximar ex-colegas de turma e fornecer alguns benefícios como acesso à Biblioteca Virtual e à e-mail com acesso às ferramentas de trabalho do Google Workspace. A universidade também realiza a coleta de dados que servem de indicativo para melhorias nos cursos, de modo que os profissionais formados pela instituição sejam cada vez mais compatíveis com o as demandas do mercado de trabalho.
Como docente da Unitins, além de dar aulas, o professor Tiago Alencar também coordena o Laboratório de Estudos e Extensão em Direitos Difusos e Coletivos, um projeto de extensão instituído neste ano. “Hoje, tento criar nos alunos o compromisso com o curso, lembrando-os de que quando saímos daqui como bacharéis é o nome desse curso, desse câmpus e dessa instituição que vamos carregar para sempre em nossos diplomas. Nós somos responsáveis pela qualidade do curso, pelo nível de produção acadêmica e científica. Eu tenho muito orgulho de dizer que me formei na Unitins e que dou aula nessa instituição e, no futuro, espero ter ainda mais orgulho, podendo dizer que contribuí como acadêmico e como professor”, pontuou Tiago, que foi da primeira turma de Direito do Câmpus Augustinópolis que ingressou pelo vestibular.
A história do professor Tiago é inspiração para quem, assim como ele, decidiu ser bacharel em Direito. “Ver um egresso da Unitins como professor me faz sentir orgulho dessa instituição, que abraçou o Tiago como discente e, hoje, na qualidade de docente”, comentou João Emanuel.
A coordenadora do curso de Direito do Câmpus Augustinópolis, Sarah Coelho Lima, também acompanhou a trajetória do professor Tiago como acadêmico e, agora, acompanha como profissional. “Tiago foi um dos precursores da pesquisa em nosso curso. Ao longo de sua graduação participou de várias jornadas e eventos científicos, trazendo para a universidade algumas premiações, o que me chamou a atenção. Ele sempre teve um olhar transformador para as questões sociais e eu acredito que o grande desafio, hoje, para o professor é fazer a reflexão do mundo em sala de aula, buscando apoiar os estudantes a compreenderem o mundo e a pensar em intervenções para o mesmo, o que só é possível por meio da pesquisa”, ressaltou.
A Pró-reitora de Graduação da Unitins, Alessandra RuIta Czapski, reforçou o compromisso da universidade por meio da política de egressos desenvolvida pela instituição. “Essa política é um recurso extremamente importante para a construção de indicadores que possam nos ajudar a compreender a entrada do egresso no mercado de trabalho, além de ser um canal onde a gente consegue incentivar a continuidade dos estudos pelos nossos ex-alunos. Trazer nossos egressos para a docência é muito valoroso e nós temos isso aqui na Unitins. O professor Tiago é um dos exemplos. Temos em outros cursos e câmpus docentes e coordenadores que continuaram seus estudos, seguiram a carreira acadêmica e retornaram para a instituição. Eles nos honram por serem filhos desta casa e fomentam um dos pilares da nossa política de egressos”, assinalou a gestora.