CONQUISTA
IFTO celebra a aprovação de 26 egressos do seu curso de licenciatura em Ciências Biológicas no concurso para professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado.
Contribuir para o desenvolvimento regional por meio do ensino, da pesquisa e extensão é o cerne da missão do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e é pautado nisso que a unidade de Araguatins celebra a aprovação de 26 egressos do seu curso de licenciatura em Ciências Biológicas no concurso para professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Tocantins (Seduc).
Iniciado em 2009, o curso está voltado, desde então, para a formação de profissionais habilitados nas diversas áreas das Ciências Biológicas para atuarem na educação básica, especificamente na segunda fase do ensino fundamental (5º ao 9º anos) e no ensino médio. Além disso, o curso visa despertar nesses profissionais o interesse em contribuir para o desenvolvimento sustentável regional e estimular a continuidade de seus estudos.
A coordenadora do curso, Katia Paulino de Sousa, disse que é muito gratificante ver tantos egressos ingressarem no serviço público. "Isso só confirma a qualidade do serviço prestado na formação dos nossos estudantes e nos torna mais confiantes na extensão desse serviço que será executado pelos nossos egressos na oferta de um ensino público e de qualidade nas escolas estaduais", afirmou a coordenadora.
A aprovada em 2º lugar para professora de Ciências no município de Araguatins, Edilainne Rodrigues, uma das egressas do curso, falou como foi sua experiência na instituição e da importância que ela teve em sua formação. "O IFTO propiciou uma transmutação na minha formação humana e profissional. Através das políticas públicas voltadas para permanência nos cursos superiores, consegui me graduar sem pausas. As viagens técnicas, a participação no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) e o acesso ao acervo bibliográfico do campus permitiram-me sonhar. Parte dos meus sonhos estão concretizados, com o ingresso no mestrado de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins e a aprovação no concurso da Seduc. Sou feliz por fazer parte da história do IFTO e ainda mais feliz por saber que ele continua transformando vidas", relatou com entusiasmo a futura professora.