Objetivando a continuidade quanto a qualificação dos policiais militares da 4ª CIPM (Companhia independente da PolÃcia Militar) do Estado do Tocantins, o comandante da Unidade, major PM Valdeonne Dias da Silva realizou na manhã desta terça-feira, 29, a reabertura do curso de Operações de Combate ao Narcotráfico e Armas (OCNA) que está sendo realizado no auditório da sede do quartel.
Com inÃcio no ano passado, 2015, o curso chegou a formar cerca de quarenta alunos. A instrução visa à atuação dos profissionais nas rodovias estaduais, principalmente nas divisas do Estado do Tocantins com os Estados do Maranhão e Pará, bem como, na atuação diária nas cidades quando o militar suspeitar de drogas ou armas escondidas em veÃculo.
Ainda de acordo com a dinâmica do curso, a atuação dos policiais se dará por meio de abordagens, buscas pessoais e veiculares, em locais onde esteja acontecendo operações em conjunto com os demais órgãos de Segurança Pública, incluindo postos da Policia Rodoviária Estadual no Estado do Tocantins e durante o serviço de rotina de radiopatrulha. Os policiais atuarão sempre observando a habilidades e técnicas que assegurem suas ações com eficiência, eficácia e efetividade pautada na legalidade.
No geral, o curso possui uma carga horária de 40 h/a, divididas em três eixos. Durante 10 h/a acontecem as palestras operacionais em sala de aula onde os participantes aprenderão técnicas de fiscalização avançada pertinentes a rotas e triagem de veÃculos. No dia seguinte, eles participam das oficinas práticas com carga horária de 10 h/a.
O último eixo marcará o encerramento do curso e contará com 20 h/a. Durante três dias à aplicação prática de todo conteúdo ministrado ocorrerá por meio prático de abordagens e só assim eles receberão seus certificados de conclusão do curso, o qual conta com os instrutores, 1º tenente PM Calistenes Marcelo Reis de Abreu, 1º tenente PM Dourivan Santos Pereira e o cabo PM Valdeilton da Silva Nascimento, todos pertencentes a 4ª CIPM.
A primeira turma de hoje conta com 21 alunos. De acordo com o major Valdeonne ele pretende no menor tempo possÃvel alcançar os demais policiais militares objetivando formar duas turmas mensalmente.