ASSISTÊNCIA SOCIAL
Famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF) em Araguatins, puderam participar dos cursos de geração de renda ofertados pela equipe intersetorial da Secretaria do Trabalho e Assistência Social nesta terça-feira, 30. A ação, realizada pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (AAFETO), continua nesta quarta-feira, 31, e também é aberta a famílias não beneficiadas com o Programa.
Rosimar da Silva, 59 anos, e Aline Frazano, 30, participaram da turma do curso de Chita Chick, mas juntas já somam muitas experiências. Elas contam que já fizeram curso de artesanato e pintura e que também gostariam de participar de mais cursos. "Eu não dispenso uma oportunidade. É sempre bom aprender alguma coisa nova e interagir com os colegas", destacou Rosimar.
No curso de arte em retalhos, Luzinete Silva, 52, já faz planos para decoração do seu aniversário de 60 anos. "Adorei essas flores e quero usar para dar como lembrança no meu aniversário daqui a oito anos. Vai ser uma flor cada ano de vida, vão ser 60 flores feitas por mim mesma para comemorar", contou.
Já a aluna Paula Guimarães, 29, percebeu na técnica uma nova oportunidade de empreender. "Esse ano eu percebi que os cursos que já fiz podem realmente me dar dinheiro e comecei a vender. Estou fazendo essas flores aqui e pensando se posso usá-las para acessórios de cabelo. Vou testar, se der certo, posso começar a vender também", analisou.
A secretária Patrícia do Amaral, que acompanhou a equipe em Araguatins destacou a importância dessas ações para a comunidade. "Estas ações integradas que estamos realizando em várias cidades do Estado, ajudam a população trazendo para perto serviços necessários e estes cursos de geração de renda", disse.
Quarta-feira
Nesta quarta-feira,31, a população pode participar ainda dos cursos de peso de porta e pintura por imersão. As inscrições podem ser realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde os cursos estão acontecendo, ou no posto do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine).
Ações descentralizadas
As equipes da Setas, Educação e Saúde iniciaram em dia 15 de agosto, a Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) que tem como objetivo orientar técnicos que atuam no monitoramento da execução do PBF, Cartão do Idoso e Cadastro Único. Concomitantemente a essa programação, as famílias podem participar dos cursos ofertados pela Aafeto e realizar emissão de carteira de trabalho.