UNITINS
O curso de Letras/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) realizou na noite desta segunda-feira, 14, via YouTube, a abertura do II Seminário de Língua e Linguagem, que contou com a participação do diretor do Câmpus, Sergio Mendes Anchieta Marinho, do coordenador do curso de Letras/Câmpus Araguatins, professor Victor Fernandes Borges, da professora Tania Regina Martins Machado, do diretor de Ensino da Unitins, professor Antonio César Mello, e do diretor de Extensão, professor Eduardo Lima, que representaram, respectivamente, as Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários.
A palestra de abertura “Matrizes do discurso jornalístico e as escolhas no ensino de Língua Portuguesa” ficou sob a responsabilidade do professor doutor Adair Bonini (UFSC), que apresentou os diferentes perfis de jornalismo praticados no país, classificando-os em suas versões dominantes e não dominantes.
“Embora o jornalismo tradicional se apresente como isento, todas as práticas jornalísticas se estruturam sobre determinada ideologia. Este, na verdade, apresenta um modelo hegemônico, dominante, do fazer jornalístico. E é esse modelo que muitas vezes é levado para as práticas jornalísticas desenvolvidas na escola. Não é um problema em si, mas todos esses sentidos precisam ser problematizados para que o estudante desenvolva uma visão crítica sobre os mesmos e tenha a oportunidade de escolher o modelo a seguir”, salientou o palestrante.
Bonini mostrou, ainda, como é importante, principalmente nos dias de hoje, a abordagem crítica do texto jornalístico em sala de aula sob a perspectiva da prática social, ou seja, é imprescindível e necessário incluir a leitura e a compreensão de textos do gênero jornalístico na escola como processo de interação social.
Além disso, o palestrante discorreu sobre as caracterizações do gênero jornalístico, “as quais são fundamentais para o embasamento metodológico, em nível de ensino e aprendizagem, visto que a definição do texto jornalístico passa hoje em dia por uma série de variantes e intencionalidades que só são possíveis de serem discernidas a partir do olhar crítico do professor atento que, a partir daí, poderá desenvolver aulas criativas com seus alunos”.
O II Seminário de Língua e Linguagem teve continuidade na terça-feira, 15, e se encerra neta quarta-feira, 16. A palestra de abertura está disponível aqui.