NO IFTO
Gerentes Municipais de Convênios e Contratos (GMCs) dos municípios biquenses estão tendo a oportunidade de se capacitarem para a operacionalização do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv) e também para a obtenção de habilidades necessárias a captação de recursos por meio de convênios, contratos de repasses e termos de parcerias. Os treinamentos que está sendo realizado em Araguatins no Instituto Federal (IFTO), com a participação de 13 municípios do Bico do Papagaio (Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins e Sítio Novo do Tocantins), acaba hoje, 21.
Os treinamentos está sendo realizado, pela Diretoria de Gestão e Captação de Recursos, da secretaria de Estado do Planejamento, em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
Os cursos estão permitindo aos GMCs o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências sobre o Siconv, em atendimento acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Fundação Escola Nacional de Administração e a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento. A ATM esteve mobilizando os gestores municipais para participar ativamente das capacitações.
Possibilitar a atualização dos conhecimentos e a melhoria das competências técnicas são as grandes oportunidades que a capacitação propicia aos GMCs, aposta o presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano. “Há uma grande responsabilidade perante os gestores em garantir a continuidade dos serviços e a construção de novos equipamentos públicos. Para tanto, se faz necessário que as gestões possuam técnicos habilitados e preparados para a elaboração de propostas, execução e prestação de contas dos recursos”, prega Mariano.
Conteúdos
Entre os conteúdos que estão sendo abordados nos treinamentos, está a elaboração de projetos e inclusão de propostas no Siconv, planejamento e orçamento público, com enfoque no plano plurianual e as leis de diretrizes, orçamentaria e de responsabilidade fiscal.