A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO
Acadêmicos de Pedagogia do 6º Período da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Campus de Araguatins, realizaram no último dia 19, o projeto de intervenção, A alfabetização na perspectiva do letramento, envolvendo alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nair Duarte. O projeto busca criar condições para promoção de uma educação construtivista por meio de leitura crítica.
O projeto foi desenvolvido pelas acadêmicas Edinir Carmo de Sousa, Jocineide Dantas Borges, Joilza Pereira da Cruz e Maria Francisca Pereira da Silva, contando com o auxílio da professora Maria da Paz e o acompanhamento da coordenadora de Estágio professora Suely Martins dos Santos Pereira. Foram realizadas diversas atividades tendo iniciado com a recepção aos alunos com oração e música, seguindo com a socialização do texto do dia do índio, ditado de palavras, oficinas: roletas das palavras e soletrando, dentre outras.
Segundo a professora de Estágio Suely Martins o projeto é de suma importância para os alunos, “a leitura é um processo de descoberta que requer um trabalho paciente, perseverante e desafiador, que as acadêmicas observaram a grande dificuldade que as crianças têm na leitura; e além do projeto de intervenção esses alunos deverão ter aulas de reforços, pois a leitura ajuda na transformação social do individuo”, concluiu a professora animada com o resultado do projeto.