EM EVENTO INTERNACIONAL
Evento ocorreu no Rio de Janeiro.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, marcou presença no IV Seminário do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos séculos XIX e XX e o II Encontro do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação da Faculdade de Educação, realizado entre os dias 08 e 11 de março e promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PROPEd/UERJ (Câmpus Maracanã).
O evento, que teve caráter internacional e interinstitucional, é resultado do Projeto Universal do Conselho Nacional de Pesquisa (Chamada nº 18/2021), intitulado “Mulheres e educação nos séculos XIX e XX: artefatos e sensibilidades”. Uma de suas metas é a cooperação acadêmica e científica para o desvelamento das histórias individuais e coletivas de mulheres no tocante aos seus hábitos, desejos, alegrias, medos, angústias, preconceitos e comportamentos próprios da contemporaneidade, além das similaridades com outras mulheres de seu tempo, que apresentam a mesma condição social e as mesmas expectativas em relação a suas existências e sobrevivências.
Seis acadêmicos e duas professoras da Unitins participaram do evento. As alunas de Pedagogia Samira Souza, Rosely Silva Nogueira, Deles Rosa de Alencar Alves, Maria Elisandra Oliveira de Sousa e Heloiza Pereira da Silva; e o acadêmico Francivaldo Souza da Silva, do curso de Letras, além das professoras Silvanis dos Reis Borges Pereira e Eliene Rodrigues de Sousa. Todos tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e interagir com pesquisadores de diferentes partes do país e do mundo.
Experiências
A participação no evento foi uma oportunidade única para os acadêmicos. Como é o caso da aluna do 3° Período de Pedagogia, Heloiza Pereira da Silva, que, mesmo ainda nos primeiros passos da graduação, já apresentou sua pesquisa para mestres e doutores. “Foi um desafio muito grande, tive um pouco de medo pois ainda estou no 3º período e foi minha primeira apresentação fora da faculdade, mas no final deu tudo certo e todos da nossa comitiva foram muito bem vistos no congresso. A Unitins foi bem representada!”, contou empolgada.
A aluna do 5º período de Pedagogia, Deles Rosa de Alencar Alves, contou que “nunca havia imaginado que um dia iria estar no Rio de Janeiro apresentando um trabalho acadêmico, ainda mais ao lado de mestre e doutores”. Oportunidade que também foi reconhecida pelo acadêmico de Letras, Francivaldo de Souza da Silva. “Estar em um evento como esse, que é internacional, é uma experiência incrível. Nós apresentamos nossos trabalhos ao lado de doutores e mestres. Então, foi uma reponsabilidade muito grande, mas é também algo muito gratificante que com certeza mudou a vida de todos nós”.
A realidade e a cultura Tocantinenses foram levadas a um evento internacional. Um fato de muita importância, como destaca a acadêmica Maria Elisandra Oliveira de Sousa, do 7º período de Pedagogia. “Nossa participação foi incrível e de muito aprendizado. Conhecemos várias pessoas muito importantes para a nossa área de pesquisa e tivemos a oportunidade de prestigiar vários trabalhos incríveis. Mas, especialmente, levamos um pouquinho da nossa cultura e do nosso Estado para um evento internacional”, contou.
O desempenho dos acadêmicos da Unitins no Seminário chamou a atenção, como destaca a professora mestre Silvanis dos Reis Borges Pereira. “Foi um momento de aprendizado para todos nós. Tanto professores quanto acadêmicos. Nós tivemos oito trabalhos inscritos e os organizadores do evento elogiaram muito a nossa participação. Ficaram encantados com a maturidade dos nossos acadêmicos”.
A Professora doutora, Eliene Rodrigues Sousa, falou sobre o apoio que a Unitins deu para a sua participação no evento. “Eu tive a oportunidade de ver o quanto participar de um evento desse tipo enriquece nossos acadêmicos e como essa oportunidade lhes deu ânimo para seguir nesse caminho. Também não posso deixar de citar que fui selecionada pelo edital de apoio financeiro da Unitins, um apoio muito importante para nós docentes”.
Trabalhos
MULHERES QUEBRADEIRAS DE COCO NA CIDADE DE SÃO BENTO-TOCANTINS
Maria Elisandra Oliveira de Sousa
Heloíza Pereira Da Silva
Silvanis dos Reis Borges Pereira
AS GRANDES MULHERES DA LITERATURA BRASILEIRA
Francivaldo Souza da Silva
Silvanis dos Reis Borges Pereira
O PAPEL DA MULHER IDOSA NO SÉCULO XXI
Vera Lúcia de Andrade
Silvanis dos Reis Borges Pereira
ESCOLHAS E CAMINHOS DAS MULHERES PROFESSORAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O PERCURSO HISTÓRICO DA MULHER NA EDUCAÇÃO
Rosely Silva Nogueira
Denise Sodré Dorjó
Silvanis dos Reis Borges Pereira
ECOS DAS VOZES CORAJOSAS DA MULHERES DA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Silvanis dos Reis Borges Pereira
Denise Sodré Dorjo
Neila Barbosa Osório
NEILA OSÓRIO, UM LEGADO DE VIDA: OS CAMINHOS PERCORRIDOS DE UMA REVISTA
Rachel Bernardes de Lima
Silvanis dos Reis Borges Pereira
Neila Barbosa Osório
APOSENTADORIA: CAMINHO PARA LIBERDADE OU ISOLAMENTO DAS MULHERES ARAGUATINESES
Silvanis dos Reis Borges Pereira
Miliana Augusta Sampaio
Neila Barbosa Osório
OS DESAFIOS DO MATRIMÔNIO NA VIDA DAS UNIVERSITÁRIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA
Eliene Rodrigues de Sousa
Deles Rosa de Alencar Alves
Samira Souza Lima