PEDAGOGIA
Estudantes de Pedagogia apresentaram trabalho sobre educação para jovens e adultos.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins marcou presença no IV Congresso Nacional de Educação (CNE), que teve como tema “Educação, formação docente e direitos humanos”, realizado entre os dias 9 e 12 de maio, promovido pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Câmpus Imperatriz.
Em sua 4ª edição, o evento foi organizado pelos câmpus de Açailândia, Imperatriz e Estreito e contou com uma vasta programação, entre as atividades estão minicursos, grupos de trabalho, palestras, mesas-redondas e atividades culturais. O congresso, que teve a participação de mais de 1.400 inscritos, reforçou a importância das discussões sobre os processos educacionais.
Dois acadêmicos do curso de Pedagogia participaram do evento. Os estudantes do 7º período Ludimila Sousa e Rafael Brito apresentaram, no terceiro dia de congresso, o trabalho “Educação de jovens e adultos: Desafios e dificuldades do idoso na sala de aula”. A pesquisa tem como objetivo analisar os problemas enfrentados pelos idosos durante o percurso para o retorno aos estudos. Ludimila afirma que, “apesar do estatuto do idoso assegurar o direito a educação e a EJA trazer oportunidade, eles ainda passam por vários percalços”.
A acadêmica relata a experiência de participar do congresso e conta que recebeu feedbacks positivos sobre a pesquisa. “Eu tive a oportunidade de interagir com outros pesquisadores e várias pessoas pararam para conhecer nosso trabalho, discutimos sobre a relevância que se tem de fazer mais estudos e pesquisas acerca dessa temática. Durante a interação, recebemos também ideias ressaltando que poderíamos expandir a nossa pesquisa, poderíamos fazer uma ação dentro da educação de jovens e adultos com foco nesses desafios e as dificuldades que eles enfrentam”, afirma.
Segundo os acadêmicos, os resultados da pesquisa mostram que as dificuldades dos idosos na sala de aula vai muito além da idade e do tempo que eles estiveram fora do ambiente escolar, além disso, as doenças físicas como problema de visão e audição geram sentimentos como inutilidade e desmotivação, prejudicando o processo. “Se torna importante o debate a respeito do tema para que sejam criadas políticas públicas específicas para essa parte da população que deseja retomar aos estudos”, destaca o acadêmico Rafael Brito.
O estudante conta que durante o congresso teve a oportunidade de interagir com diversos membros da comunidade acadêmica e observar novas perspectivas para o trabalho científico. “Conheci pesquisadores de vários lugares do país, acadêmicos, professores, mestres, várias pessoas pararam para conhecer nosso trabalho, tiraram fotos e anotaram pontos relevantes. Foi discutida também a possibilidade de expandir os estudos a respeito do tema, pude conhecer outros trabalhos que estavam elencando a temática, teve muita troca de experiências. Diante disso, o próximo passo é seguir a sugestão que tivemos durante a participação no evento e pensar em uma ação que possa trazer motivação apesar de todos os desafios e dificuldades que os idosos enfrentam na sala de aula”, diz o aluno.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves, afirma que a participação dos estudantes é importante para fortalecer o desenvolvimento acadêmico. “Ao participar de eventos como esse, eles têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, conectar-se com profissionais da área, desenvolver habilidades de apresentação e receber reconhecimento pelo seu trabalho, contribuindo para a atualização profissional, expansão de perspectivas, estabelecimento de contatos valiosos e motivação para se dedicarem aos estudos e à pesquisa na área educacional. Além disso, observamos um crescimento significativo na pesquisa dentro do curso, enquanto atitudes como essas inspiram outros alunos a buscar a complementação de sua formação acadêmica”, destaca.