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20/08/2024 - 15h44m

UNITINS

ARAGUATINS: Acadêmicos de Pedagogia desenvolvem a atividade lúdica "Mapa do Corpo"

Por Bico 24 Horas

A ação fez parte das atividades que integram a disciplina Psicologia do Desenvolvimento.

Curso de Pedagogia da Unitins Câmpus Araguatins em atividade lúdica (Foto: Cyarla Barbosa)

Aulas interativas fazem parte da formação acadêmica de muitos estudantes, entre elas estão os momentos lúdicos, palestras, workshops, seminários e outras ações. Com esse objetivo de ensinar por meio de atividades diferentes, os alunos do 2º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, mergulharam em uma aula dinâmica na disciplina Psicologia do Desenvolvimento. Na aula, os estudantes foram estimulados a produzir o “Mapa do Corpo”. A disciplina é ministrada pela professora doutora em Psicologia, Carmen Adsuara, que aprendeu a utilizar o recurso durante a graduação em Psicologia na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com a professora Carmen, a atividade é um método que estimula os estudantes a refletirem sobre suas histórias. “O mapa do corpo é uma ferramenta de trabalho na matéria de Psicologia do Desenvolvimento, que torna visível a complexidade da formação e da transformação humana ao longo da vida do sujeito. Por meio do mapa, os estudantes podem contar suas próprias histórias, trazendo elementos da sua realidade que podem ilustrar a relação indissociável entre aprendizagem e desenvolvimento”, afirma. 

A professora explica ainda os materiais necessários para desenvolver a atividade. “A técnica requer o uso de papel kraft, tesoura, pincel atômico, materiais de pintura, desenho e recorte-colagem. Na primeira aula, o espaço é fornecido para confecção e na próxima para socialização, o que também pode contribuir para o fortalecimento de vínculos na turma”.

Os benefícios da aula lúdica foram confirmados pelos acadêmicos que sentiram os resultados na execução da atividade. “Esse projeto contribui para nosso desenvolvimento não só profissional, futuramente, mas pessoal. O projeto faz com que nós possamos crescer mentalmente, como seres capacitados e nos ensina a nos pôr no lugar do outro para compreender situações realistas que podem vir à tona em sala de aula. Isto nos torna profissionais interativos com nossos futuros alunos e faz com que eles também sejam futuros adultos e adolescentes que podem nos ajudar a desenvolver melhor a sociedade”, menciona a estudante de Pedagogia Jadyna Silva Ribeiro.

A acadêmica Evelyn Cabral também mergulhou na elaboração do “mapa do corpo” e ressaltou a importância de aulas interativas. “Essa atividade é importante na minha formação acadêmica porque ela traz a história de quem somos, de tudo aquilo que a gente viveu e até mesmo onde nós queremos chegar”.

Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, “são experiências significativas para os futuros pedagogos, pois proporcionam uma imersão prática e reflexiva que contribui de maneira profunda para a formação integral dos acadêmicos, vivenciando o processo da aprendizagem e desenvolvimento de forma ativa. Os acadêmicos conseguem internalizar o conhecimento de maneira mais eficaz como a capacidade de observar, interpretar e adaptar suas práticas pedagógicas às necessidades específicas dos alunos.  Pode-se dizer que, para os estudantes, trata-se de um momento importante para se envolver com princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conforme indicado na estrutura curricular do Projeto Pedagógico do Curso (PPC)”, completa.

Agora os acadêmicos se preparam para fazer a apresentação dos mapas, a ação ocorre na próxima aula, no formato de roda de conversa. “A socialização ou partilha é um momento em que poderemos identificar juntos elementos da realidade dos próprios estudantes, que evidenciem a relação indissociável entre aprendizagem e desenvolvimento em suas histórias de vida. A partir dessa base de diálogo, mais adiante, poderemos adentrar no tema "ciclo vital" do desenvolvimento humano, articulando teoria e prática”, explica a professora doutora Carmen Adsuara.

A ação fez parte das atividades que integram a disciplina Psicologia do Desenvolvimento (Foto: Cyarla Barbosa)

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