UNITINS
O momento ocorreu durante uma microaula na disciplina Fundamentos da Metodologia de Educação de Jovens e Adultos.
Em busca do desenvolvimento e da aprendizagem na formação acadêmica, trabalhos criativos são elaborados para que os estudantes possam aprender de outras maneiras além da rotina em aula. Com essa proposta, os discentes do 8º período do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) elaboraram uma microaula voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A atividade de ensino foi feita na disciplina Fundamentos da Metodologia de Educação de Jovens e Adultos, ministrada pelo professor de Pedagogia Raimundo Carvalho Moura Filho. A proposta da microaula foi proporcionar oportunidades para que os alunos do curso de Pedagogia pudessem experimentar, na prática, o planejamento, a execução e a avaliação de diferentes metodologias voltadas a EJA. O principal objetivo era desenvolver nos futuros educadores a compreensão das particularidades desse público, incluindo as experiências prévias dos alunos e suas necessidades específicas de aprendizagem.
O acadêmico Matheus Alves da Rocha, participou da atividade e apresentou junto com duas colegas um trabalho utilizando metodologias ativas, dentre elas, a gamificação por meio do jogo stop, também conhecido como adedonha, direcionado aos conhecimentos básicos de Matemática. “Durante nossa jornada acadêmica, fica evidente que a integração entre teoria e prática é fundamental para construirmos uma base sólida no processo de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, dinâmicas como essa se tornam fundamentais na nossa formação como pedagogos, já que nos permitem aplicar os conceitos teóricos e metodológicos estudados. Esta, em especial, nos permitiu perceber e refletir sobre as particularidades que circundam a prática pedagógica na EJA, modalidade que possui características únicas que refletem as experiências e necessidades dos alunos”, explica o discente.
Segundo o professor Raimundo Carvalho, “cada grupo foi responsável por escolher uma metodologia e aplicá-la em uma microaula, considerando o contexto da EJA e buscando formas criativas de tornar o ensino mais significativo. O resultado foi uma diversidade de abordagens que incluíram metodologias ativas, nas quais a gamificação foi explorada como uma ferramenta para tornar o ensino da matemática mais interativo e envolvente. Outro grupo apresentou a alfabetização de jovens e adultos com foco em práticas sociais, utilizando a elaboração de cartas como exemplo para mostrar como o ensino pode estar diretamente conectado à vida cotidiana e às práticas sociais dos estudantes. O tema dos "temas geradores" também foi abordado, com ênfase em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ressaltando a importância de tratar assuntos significativos para os alunos, promovendo um diálogo aberto e reflexivo. A experiência das microaulas permitiu aos alunos vivenciar os desafios e as potencialidades do ensino na EJA, promovendo uma troca de experiências e conhecimentos valiosa. Essa prática pedagógica reforça a ideia de que o ensino para jovens e adultos deve ser contextualizado e adaptado às realidades dos aprendizes, sempre valorizando seus saberes e suas histórias de vida", explica.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro, menciona que “o trabalho desenvolvido em sala de aula pelo professor Raimundo contribui significativamente para a formação de educadores mais preparados e conscientes das realidades do ensino. Essas experiências práticas são fundamentais para enriquecer o aprendizado, permitindo que compreendam melhor as metodologias aplicadas na EJA, preparando dessa forma os futuros educadores para lidar com a diversidade e os desafios do ambiente escolar, aumentando sua confiança e competência profissional.”