UNITINS
Psicopedagogia e pedagogia jurídica estiveram entre os temas debatidos com orientações valiosas de profissionais.
Na última terça-feira, 19, os acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins, participaram de uma roda de conversa em sala de aula. O evento teve como objetivo proporcionar uma ampla visão dos campos de atuação disponíveis para os pedagogos, sendo conduzido durante a disciplina de "Docência e Identidade Profissional em Instituições Escolares e Não Escolares", ministrada pela professora mestre Ana Maria Freitas.
O encontro foi marcado pela presença da pedagoga e advogada Vanessa Costa, além da professora da Unitins e psicopedagoga Maria Ovídia Portilho. Dividida em dois momentos, a noite começou com uma conversa com Vanessa, que compartilhou seus conhecimentos sobre a área da pedagogia jurídica. Os discentes tiveram a oportunidade de explorar as diversas possibilidades que essa vertente da pedagogia oferece, abrindo novos horizontes profissionais.
Vanessa relatou que trabalha com crianças e adolescentes em alguma ação judicional e contou sobre a diversidade de situações encontradas na pedagogia jurídica, enfatizando a necessidade de abordar cada indivíduo de maneira única, com paciência e atenção. “Lidamos com situações em que vamos conversar com pai, madrasta, avós e crianças em situação de vulnerabilidade, esse momento precisa ser ouvido com atenção máxima, porque depois precisamos fazer um relatório e buscar uma conclusão, é ali que vou colocar o meu conhecimento de mundo e teórico. É necessário ouvir todos, dependendo do que colocamos podemos mudar a vida das crianças”, disse a profissional.
Em seguida, a professora e psicopedagoga Maria Ovídia, explicou sobre as atuações dentro da sua área e orientou os alunos sobre a profissão. "A psicopedagogia é uma área diversificada, com aplicações em contextos variados, como a clínica, institucional e hospitalar. Por exemplo, quando uma criança está hospitalizada e não pode frequentar a escola, o psicopedagogo desempenha um papel fundamental, sendo a ponte para garantir que os conteúdos escolares continuem a ser trabalhados, evitando prejuízos educacionais", explicou a docente.
A professora também destacou a pedagogia como uma base sólida para diversos campos profissionais e encorajou os alunos a buscar o estudo contínuo como meio de garantir a constante atualização profissional.