ÉTICA E DIREITOS HUMANOS
Ação de curricularização fortalece integração entre universidade e comunidade.
No último sábado, 3, os acadêmicos do 7º período de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins realizaram uma ação curricular de extensão como parte da disciplina Ética e Direitos Humanos, ministrada pela professora Henna Gilsa Barros. A programação contou com palestras, café da manhã e momentos de beleza, e teve como objetivo promover a integração entre a Universidade e a sociedade, seguindo a matriz curricular do curso de Pedagogia.
Com o tema "Como envelhecer com saúde?", o evento foi direcionado aos idosos e realizado em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Araguatins. Essa iniciativa busca ampliar a conscientização sobre a importância dos direitos humanos e promover uma reflexão ética no contexto do envelhecimento saudável.
A participação da Universidade nesse tipo de ação é considerada essencial, segundo Nelquiane Rocha, coordenadora do Cras. "É através desses momentos que os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer um pouco mais da realidade da comunidade. O evento foi excelente, muito bem organizado, com dinâmicas e muita alegria. Com toda certeza, o Cras está de portas abertas para mais parcerias com a Unitins. A equipe agradece a todos os acadêmicos que não mediram esforços para a realização do evento. Nossos idosos ficaram muito felizes e foi um momento de lazer e, de certa forma, uma terapia”, afirmou.
Thais Gabriela Werneck Campos, uma das acadêmicas envolvidas na ação, relatou a importância dessa experiência em sua trajetória acadêmica: "Poder estar ali com dezenas de idosos, trocando experiências, foi maravilhoso pra nós, enquanto acadêmicos, pois a partir disso podemos dar significado às palavras amor, carinho, empatia e acolhimento. E para os idosos, foi um momento de distração, de entretenimento. Esperamos que tenhamos contribuído não só para um momento de aprendizado e troca de experiências, mas também um momento em que eles possam lembrar e sentir nosso carinho através daquele simples evento. Afinal, envelhecer com saúde não é uma tarefa fácil e aqueles ali presentes estavam esbanjando alegria e saúde."
Entre os momentos de lazer e cuidado, a programação também contou com a palestra da nutricionista Haysa Fernandes, abordando o tema “Alimentação saudável para a pessoa idosa”. A profissional destacou os dez passos para uma boa alimentação, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos. Haysa ressalta a importância da integração entre os acadêmicos e a comunidade local, enfatizando o impacto positivo que essa ação pode trazer. “Os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar na prática a realidade da comunidade e se comprometem a intervir para ajudar a solucionar algumas demandas identificadas durante seus estágios. Essa ação é extremamente válida, pois sabemos que a maioria dos idosos não segue uma alimentação saudável devido à falta de conhecimento sobre os alimentos prejudiciais à sua saúde. A partir dessa iniciativa, podemos promover uma mudança significativa nesse aspecto”, destacou a nutricionista.
A professora Henna Gilsa, responsável pela disciplina Ética e Direitos Humanos, ressalta a importância da ação realizada como uma etapa fundamental do curso de Pedagogia. Segundo ela, o objetivo principal era promover a integração entre os acadêmicos e a comunidade, com enfoque nos idosos. "A ação de curricularização e extensão que realizamos teve como propósito estabelecer uma conexão significativa entre os estudantes e a comunidade, por meio do contato direto com os idosos", explica ela.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia, Aquenubia Gonçalves, a atividade da disciplina Ética e Direitos Humanos de curricularização da extensão proporcionou um momento enriquecedor de troca de experiências. “É fundamental ressaltar a importância desse tipo de atividade para a formação dos futuros professores. A partir desse contato direto com a comunidade, eles são capazes de compreender as demandas e necessidades dos diferentes públicos com os quais irão trabalhar no futuro. E o tema abordado o 'envelhecimento humano' é de grande relevância. Parabenizo a todos pelo sucesso dessa atividade curricular de extensão”, ressaltou a coordenadora.