EDUCAÇÃO
Os alunos do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, participaram nesta terça-feira, 05, das provas da 1ª fase da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Sendo considerada como a maior competição do país em níveis de conhecimento, a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 2005, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
As avaliações são encaminhadas às escolas inscritas que fazem as aplicações em datas pré-definidas pelo MEC. Portanto, os docentes da Unidade Escolar aplicaram as provas nos três turnos e, já iniciaram os procedimentos de correção, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo IMPA.
Os estudantes inscritos tiveram duas horas e meia para resolver as 20 questões do exame, preparado em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: N1 (6º ou 7º ano do ensino fundamental); N2 (8º ou 9º ano do ensino fundamental); e N3 (qualquer ano do ensino médio). Os alunos classificados nessa etapa farão a segunda fase, discursiva, em 15 de setembro.
A OBMEP contribui para estimular o estudo de matemática no país, identificar jovens talentosos (incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas) e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Segundo o Diretor do Colégio, Eliabe Antonio Miguel, que também é professor de Matemática, “o estudo de Matemática amplia os horizontes do raciocínio e torna o ser humano com uma visão abrangente do mundo ao seu redor e, a OBMEP coopera com isso”, destacou o diretor.