UNITINS
Pela segunda vez, acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Unitins Câmpus Araguatins assistem palestra sobre os campos de atuação do pedagogo.
Estudantes do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) no Câmpus Araguatins tiveram a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pela pedagoga e mentora educacional Karla Andrea Azevedo, na terça-feira passada, 3. O evento aconteceu durante a aula da disciplina de "Docência e Identidade Profissional em Instituições Escolares e Não Escolares", ministrada pela professora mestra Ana Maria Freitas.
Durante sua apresentação, Karla explicou as áreas de atuação do pedagogo, com ênfase no papel do orientador educacional dentro do ambiente escolar, enfatizando a importância do tripé da educação, que inclui família, alunos e professores. Além disso, Karla destacou a possibilidade de atuação dos pedagogos no mercado de trabalho como mentores educacionais, proporcionando conversas e momentos de reflexão sobre as experiências educacionais vivenciadas.
Ela ressaltou a relevância do pedagogo no ambiente escolar, enfocando sua função social. "Podemos não conseguir alterar a estrutura interna de uma escola, mas podemos influenciar a maneira como percebemos os alunos, enxergando-os primeiramente como seres humanos, com suas emoções, dificuldades e contextos de vida. Lidamos com famílias atuantes e não atuantes, enfrentando desafios econômicos e sociais significativos em relação ao pertencimento e às oportunidades. A escola deve ser um espaço acolhedor, onde possamos facilitar o aprendizado e ensinar aos alunos que é possível construir uma comunidade juntos."
Os alunos aproveitaram o momento para compartilhar suas experiências e perspectivas de futuros profissionais. A acadêmica Soraya Veríssimo destacou os principais aprendizados sobre a palestra. “A mentora educacional Karla Azevedo trouxe um leque de conhecimento sobre pedagogia, ela frisou que o bom pedagogo tem que trabalhar com intencionalidade visando o aprendizado, o educador precisa ter isso em mente quando propõe uma atividade para o aluno. Além disso, o pedagogo tem que trazer uma certa bagagem em conhecimento, empatia, criatividade e se colocar no lugar do outro”.
Soraya conta também que mediante a conversa pôde analisar que os pedagogos necessitam de aperfeiçoamento profissional constante para lidar com as diversas situações do cotidiano.
A professora Ana Maria Freitas realiza o segundo encontro com profissionais para orientar os acadêmicos prestes a concluir a graduação e ingressar no mercado de trabalho e fala sobre a importância desse momento. "A importância está em apresentar aos alunos novas perspectivas para o papel do pedagogo, como o orientador escolar, que trabalha nas relações sociais e emocionais entre família, alunos e professores, com base em dez competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Além disso, discutimos a mentoria educacional, onde o pedagogo produz conteúdos de palestras e motivação, podendo vendê-los a outros profissionais. Estes são os campos que trago para auxiliar na escolha profissional dos futuros pedagogos".
A coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, ressaltou a relevância da palestra para os acadêmicos. “É o momento final dos nossos alunos na graduação e são palestras como essas que ampliam seus horizontes ao apresentar novas perspectivas de atuação para os nossos futuros pedagogos, como orientação escolar e a mentoria educacional. Isso os prepara de maneira mais abrangente para ingressarem no mercado de trabalho com um entendimento mais completo de suas possibilidades profissionais”, afirmou a coordenadora.