CONSTRANGIMENTO
Prefeito Aquiles da Areia demitiu médico em pleno plantão.
O prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, demitiu na madrugada desta segunda-feira, 08, o médico plantonista Anthony Yuri, do hospital municipal da cidade. Considerada uma situação constrangedora para o profissional, o caso ocorreu em público na recepção do hospital em pleno exercício do plantão que fazia. Fato se deu após o gestor solicitar a emissão de uma declaração de óbito de uma das vítimas fatais da noite de domingo, 07.
Segundo as informações, por volta das 1h50 da madrugada, o prefeito Aquiles da Areia, em estado de embriaguez alcoólica, chegou ao hospital requerendo ao médico plantonista que emitisse uma declaração de óbito, o médico disse que não poderia fazer tal documentação, pelo fato do corpo não está no hospital e por se tratar de um atendimento de responsabilidade um “médico legista” realizar a emissão da declaração. Conforme informação do ocorrido “o prefeito desagradado da recusa, agrediu verbalmente o médico Anthony Yuri com palavras de baixo calão e partiu para agressão física dando empurrões no médico e em plena recepção do hospital demitiu o médico em público aos berros”.
Segundo uma fonte anônima, “foi uma noite com 6 óbitos simultâneos no município de Araguatins, o prefeito solicitou uma declaração de óbito de um dos corpos que foram assassinados, sendo que estes corpos estavam de posse do IML e o médico plantonista não é legista, portanto não emite declaração de óbito para assassinatos. Essa não é a primeira vez que isso acontece com servidores, existem ameaças a alguns por parte do prefeito que trata de forma abusiva os seus servidores e com desrespeito, em junho exonerou o técnico administrativo Felipe Leite em público sem nenhum motivo, e da mesma forma embriagado”.
Conforme informações obtidas com a fonte que pediu anonimato, os plantonistas não têm contratos com o município, eles cumprem plantões fixos na escala médica, atuando como prestador de serviço. O prefeito Aquiles da Areia exonerou o médico Anthony Yuri da escala e de trabalhar no município.(Fonte: Voz do Bico)