ESCRITOR ARAGUATINENSE
O evento acontece a partir das 19h no restaurante Salsa Malagueta, na pista do antigo aeroporto, e contará com apresentações de música e poesia.
O escritor e produtor cultural Chico Duarte lança nesta quinta-feira, 12, em Palmas, seu mais novo livro de poesias “O silêncio dos inocentes”. O evento acontece a partir das 19h, no restaurante Salsa Malagueta, na Quadra 403 Sul, na pista do antigo aeroporto, e contará com a presença do secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, e de diversos artistas locais.
“O silêncio dos inocentes” apresenta uma poesia marcada por questões sociais, críticas às políticas de desenvolvimento social, saúde, educação, mas também com expectativas de dias melhores. É o oitavo livro do escritor Chico Duarte, sétimo de poesias. Segundo o autor o livro é muito especial por trazer inserido em suas páginas um conteúdo de transformação social. “É um grito de socorro em favor dos ‘invisíveis’, que são aqueles cidadãos que foram abandonados pelos governantes e que vivem à margem da sociedade”, ressalta o músico e poeta.
O livro é prefaciado pelo também escritor Boleslaw Daroszewski Júnior que entende o autor como “maduro e de envergadura”. Segundo ele, “gabaritado para figurar entre os melhores em todos os países lusófonos”. Boleslaw destaca o poema que dá título ao livro, e cita também “Os dois na balança”, “Não queira calar minha língua”, e “In dubio pro reo”, entre tantos outros avaliados positivamente.
O livro está sendo vendido ao preço de R$ 40,00, por meio do pix 27846210149, com envio do comprovante pelo whastsapp (94)99260.9717.
Sobre o autor
Chico Duarte é tocantinense de Araguatins, na região do Bico do Papagaio. É músico, autor de vários livros de poesias e prosa, e realizador do maior evento cultural do norte do Tocantins, o Sarau do Cerrado, que acontece há oito anos, mensalmente, em Araguatins e já contou com artistas como Léo Pinheiro, Tom Cléber, Nilson Chaves, Genésio Tocantins, Dorivã, AQNO, Diego Castelo, e Pádua e TomChris, entre outros.
Chico Duarte é um ativista cultural admirado por seus colegas artistas. O músico Lucimar, que já se apresentou no Sarau do Cerrado ressalta que “Chico Duarte é uma das pilastras que sustenta a tão maltratada cultura tocantinense”; o passarim do Jalapão, Dorivan, disse que Chico Duarte é resistência, um grande representante da cultura do Bico do Papagaio e do Tocantins”; Chico Fran, que já participou do Sarau três vezes, destacou a longevidade do Projeto e disse que “Chico é um ativista cultural, e que no Sarau a poesia é tratada com muito carinho e delicadeza”.
O poeta Chico Duarte é membro da Academia de Letras e Artes do Bico do Papagaio (Alabip). Academia de Letras do Sul e Sudeste do Pará (ALSSP), da Academia de Letras de Marabá (Alma), e da Academia de Letras do Brasil – Subseção do Pará.
O evento
Na quinta-feira, 12, a noite de autógrafos inicia às 19h com declamações, leituras de poesias e apresentações musicais de diversos artistas com repertórios variados.
O secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, confirmou sua presença na noite de autógrafos.
Durante o evento, o restaurante atende aos presentes com a venda de bebidas, sucos, salgados e tira-gostos.