Facebook
22/09/2022 - 18h35m

DESCASO

ARAGUATINS: Codevasf promete, mas não cumpre. Estrada do IFTO segue em ruinas

Movimento Asfalto IFTO emitiu uma nota questionando o descaso com a pavimentação.

Imagens mostram a atual situação da estrada (Foto: Divulgação)

Intitulado “Movimento Asfalto IFTO” o grupo que é composto por servidores, estudantes do IFTO e a comunidade do povoado Santa Tereza em Araguatins, emitiram uma nota questionando o descaso com a pavimentação da Avenida Castelo Branco, via que liga o perímetro urbano de Araguatins ao povoado Santa Tereza na zona rural do município, povoado este onde se localiza o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Confira abaixo a nota do movimento:

A avenida Castelo Branco, que se estende para além da zona urbana de Araguatins e dá acesso ao Instituto Federal (IFTO) e à assentamentos rurais de reforma agrária, está em uma situação, no mínimo, dramática desde 2018. Há quatro anos, a via, que é de suma importância para o município, é tratada com descaso pelo poder público. O que vem ocasionando vários transtornos para quem a utiliza diariamente e para as pessoas que moram na região.

Em junho deste ano uma injeção de ânimo e otimismo foi dada à população em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de recursos oriundas de emendas parlamentares. A entidade assumiu o compromisso de realizar a revitalização da estrada e até mesmo uma ordem de serviço foi assinada publicamente. Ilusão! Até o momento, nada foi realizado e a comunidade segue à míngua.

Medições e marcações topográficas foram realizadas este ano, sendo a última coincidentemente às vésperas da visita do Presidente da República no município, possivelmente na tentativa de sinalizar um falso início.

Mobilização realizada no dia 30 de agosto em frente ao Palácio Araguaia (Prefeitura de Araguatins)

No dia 30 de agosto de 2022, diante de uma manifestação, o Secretário Municipal Administração de Araguatins, Antônio Edson Rodrigues Gomes, declarou que a empresa contratada para realizar o trabalho poderia estar boicotando a obra por divergências políticas. “Pessoal, está dependendo só da empresa. E esse rapaz que é candidato a deputado federal, senhor Pedro Júnior (PL). A justificativa da empresa, entre aspas, é que ela pediu apoio ao prefeito para o candidato, e o prefeito falou que não poderia dar esse apoio”, disse.

A atuação do IFTO, por meio de servidores, alunos e da comunidade da região foi incisiva. Vários ofícios e solicitações foram encaminhadas ao longo desses anos ao governo municipal, que sempre foram respondidas com pedidos de paciência e com promessas, até hoje, não cumpridas. Além disso, duas manifestações pacificas e engajadas foram realizadas, em junho de 2021 e agosto de 2022.

Apesar de todo empenho e da árdua luta que vem sendo travada, o Campus Araguatins do IFTO, instituição de ensino que é referência em toda a região Norte do País, é tratado como se não significasse nada, tornando-se vítima do descaso e abandono.

Acidente de transito ocorrido com um ex-professor do instituto quando este trafegava na via (Foto: Divulgação)

Importância do acesso ao IFTO

Cerca de 1500 pessoas transitam diariamente pela estrada que dá acesso ao IFTO Campus Araguatins. São 2 cursos técnicos, 3 Cursos Superiores e 3 de pós-graduação. O IFTO Significa desenvolvimento humano, social e regional, bem como pesquisa e extensão, o que se concretiza na esperança para milhares de pessoas que ingressam na vida acadêmica em busca de um futuro melhor para suas vidas. Consequentemente, refletindo-se no desenvolvimento de toda a região.

A falta de cuidado com a instituição, pode-se afirmar, é uma falta de visão de futuro ao mesmo tempo que uma imensa crueldade. Enquanto as autoridades brincam com a esperança e a expectativa da comunidade, por meio de promessas vazias, acidentes e prejuízos materiais, ocasionados pelas péssimas condições da via são uma amarga rotina.

Movimento Asfalto IFTO

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS