Na manhã desta quinta-feira, 18, os 26 alunos do 1º Curso de Força Tática da 4ª CIPM concluÃram as exigências legais e em solenidade realizada no pátio do quartel da Unidade deram o último fora de forma depois de 30 dias de instrução. A formatura contou com a presença do Comandante Geral da PolÃcia Militar do Estado, coronel QOPM Glauber de Oliveira Santos, acompanhado de sua esposa a senhora Marina Azevedo de Oliveira Santos e comitiva.
Várias autoridades prestigiaram o evento. Atendendo ao convite do comandante da 4ª CIPM, major QOPM Valdeonne Dias da Silva, estiveram presentes autoridades polÃticas; membros do Judiciário; Ministério Público; empresários; familiares dos formandos; comandantes de Batalhões e Companhias da PMTO. A banda de música do 2º BPM em AraguaÃna também esteve presente.
A solenidade contou também com a presença de policiais militares de outros Estados, entre eles, do comandante do 3º BPM em Imperatriz-MA, tenente coronel QOPM Antonio Markus da Silva Lima e do capitão PM Harley A. da Costa, comandante do grupo Tático da PM em Marabá-PA.
O 1º Curso de Força Tática da 4ª CIPM teve inÃcio no dia 13 de janeiro e contou com 16 disciplinas na grade curricular ministradas por 15 instrutores. O curso teve como finalidade habilitar policiais militares para o emprego em patrulhamento tático operacional, a fim de exercerem a atividade fim da PM. Bem como capacitarem para atuarem com equilÃbrio fÃsico e emocional em operações de alto risco. Capitão QOPM Robson Santos Sousa, subcomandante da CIOE foi o coordenador do curso.
Dos 26 formandos, 22 foram da PMTO; sendo 12 policiais militares da 4ª CIPM; 10 de outras UPMs; 2 da PolÃcia Militar do Estado do Maranhão, 1 da PM do Estado do Pará e 1 da PolÃcia Civil do Estado do Tocantins. Os formandos ocuparam o dispositivo mediante uma apresentação ao público.
Coronel PM Glauber parabenizou aos formandos e ao major PM Valdeonne pela iniciativa e determinação em realizar o curso da Força Tática na Unidade, iniciativa esta que eleva ainda mais o conceito da Instituição e da própria Companhia perante a sociedade. Durante a solenidade, coronel PM Glauber fez a entrega de 1 metralhadora carabina CT .40mm a Unidade, repassando às mãos do major PM Valdeonne.