A reunião com os policiais militares da sede, comandantes dos pelotões e destacamentos pertencentes a área da 4ª Companhia Independente da PolÃcia Militar (CIPM), comandada pelo major Sherlock LuÃs de Mesquita aconteceu na manhã desta quinta-feira, 02, no auditório do próprio quartel. Eleições 2014 foi o assunto de maior destaque na pauta.
De acordo com o comando da Unidade, a reunião se fez necessária a fim de estabelecer uma atuação precisa no pleito eleitoral 2014, manter cada policial informado quanto a missão em que estará atuando e assegurar o direito daqueles que irão as urnas no dia 5 de outubro através da preservação da ordem pública.
O chefe da Seção de Planejamento, Instrução e Ensino, (SEPIE) da 4ª CIPM, capitão Márcio Cardos Almeida, enfaticamente abordou sobre a atuação dos policiais militares frente ao atual perÃodo, o eleitoral, que requer uma atenção redobrada afim de que o processo ocorra sem atropelos. Capitão Márcio abordou principais tópicos contidos no guia rápido, elaborado pela PolÃcia Militar do Estado, quanto à s instruções sobre a legislação pertinente as Eleições 2014.
Capitão Márcio frisou sobre a missão, atuação, logÃstica e a orientação que cada policial deve receber a fim de proporcionar a missão da PolÃcia Militar (PM), que é a de garantir o livre exercÃcio do voto, proporcionar a segurança das urnas, manter a integridade fÃsica das pessoas, preservar a ordem pública, coibir os crimes eleitorais, dentre outras. Márcio acrescentou que a área de atuação da 4ª CIPM possui, 13 cidades, 3 zonas eleitorais, 106 locais de votação, recebeu de Palmas um reforço de 25 policiais e possui um efetivo de 134 militares.
Preocupado com a saúde dos policiais militares, o comando em parceria com a secretaria de saúde do municÃpio recebeu ainda pela manhã dois profissionais daquele órgão, visando aferir a pressão arterial e o exame de glicemia nos policiais militares. A tenente Marineide Martins de Sena, chefe da Seção de Saúde e Promoção Social da 4ª CIPM, foi a responsável pela organização. Militares que os resultados superaram a pré-avaliação foram encaminhados ao médico.