COVID-19
Inicialmente, o serviço no Bico do Papagaio será realizado na cidade que têm companhia do bombeiros, que é Araguatins.
O Corpo de Bombeiros Militar vai intensificar a partir desta sexta-feira, 05, as aplicações de hipoclorito de sódio nos pontos onde se registra maior trânsito de pessoas no dia a dia de algumas cidades. A medida é parte da estratégia de combate ao novo coronavírus, a Covid-19, e, inicialmente, será nas sedes das unidades do CBMTO no estado.
A medida é uma determinação do governador Mauro Carlesse ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, que também é o coordenador estadual da Defesa Civil.
Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual já atuam com a aplicação do hipoclorito de sódio. Começaram com ações diárias e chegaram a dezenas de cidades. Contudo, diminuíram a intensidade à medida que o número de casos caiu, em meados de dezembro.
Mais de 200 mil litros produtos foram aplicados, na fórmula utilizada pelos militares onde se leva uma parte de hipoclorito para 23 partes de água.
“Nós nunca paramos com as aplicações. Diminuímos o ritmo e estávamos fazendo conforme as solicitações”, afirmou o coronel Reginaldo Leandro. “Com a crescente escala dos casos e a preocupação do governador Carlesse com a saúde das pessoas, estamos retomando com força total a Operação Fora Covid com a descontaminação dos ambientes”, completou o comandante.
O coronel Leandro afirmou que a população tem papel fundamental nesse momento. “Pedimos que todos se conscientizem sobre a gravidade desse problema que estamos passando e que todos tomem as medidas de segurança, lavando as mãos, usar máscaras e álcool. São ações simples, mas que trazem grandes resultados na criação de barreira contra o vírus”, afirmou o coronel.
As ações serão executadas simultaneamente a partir das 19h, em Araguatins, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Araguaína e Colinas.
“Vamos começar pelas sedes das unidades, mas isso não impede que municípios vizinhos também sejam contemplados de acordo com a quantidade e a gravidade dos casos”, destacou Reginaldo Leandro.