LITERATURA INDÍGENA
Pesquisa sobre literatura indígena e preservação ambiental é apresentada na Agrotins.
O curso de Letras do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participa do Circuito Didático da Unitins na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) com o projeto “Literatura indígena e preservação ambiental na era tecnológica”, a pesquisa é apresentada com a orientação da Prof. Dra. Luama Socio até esta sexta-feira, 19.
As pesquisas sobre a temática acontecem desde 2021 e são resultado das atividades do grupo de pesquisa “Poéticas discursivas em textos de autores representativos dos povos originários brasileiros”, que investiga a contribuição que artistas e representantes indígenas fazem à cultura brasileira utilizando a internet para passar suas mensagens.
O acadêmico Francivaldo Souza, do 5º período de Letras, destaca a importância da pesquisa. “É preciso conhecer os pontos de vista dos povos originários sobre a questão ambiental, por isso buscamos apresentar as diversas narrativas dos povos indígenas sobre a preservação da natureza, entendendo também como eles utilizam dos meios digitais para divulgar as literaturas sobre essas temáticas. É importante ressaltar também que ainda hoje a sociedade possui uma visão muito fechada sobre a tecnologia e o indígena, como se o fato dele usar o celular faça ele deixar suas raízes e com a pesquisa podemos combater esse tipo de pensamento”, afirma o estudante.
A prof. dra. Luama Socio destaca que as pesquisas ainda estão em andamento mas que, ao longo de dois anos, já foi possível ver bons resultados de produções, foram seis artigos publicados e seis bolsas de iniciação científica do Pibic destinadas a membros do grupos de pesquisa, a perspectiva futura é de que novos trabalhos sejam divulgados ainda este ano.