710 ALUNOS
Iniciado em junho deste ano, o curso de Língua Brasileira do Sinais (Libras) pode ser definido como um projeto de extensão com relevante aceitação pela comunidade. O curso conta com 710 alunos, das cidades de Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Marabá, Sítio Novo, Bela Vista, São Miguel e Imperatriz- MA.
O curso é resultante do projeto de extensão“Identidade e Cultura Surda” elaborada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Campus Araguatins, que faz parte da Coordenação de Diversidade. Ele tem uma carga horária de 360h e suas aulas são ministradas segundas, terças e quartas-feiras, no período da matutino e vespertino.
Durante as aulas, é dado ênfase a tradução, interpretação, expressão, cultura e identidade surda, fazendo com que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre a cultura surda e suas especificidades, bem como desenvolver atividades práticas de Língua Brasileira de Sinais.
De acordo com coordenador do Napne do Campus Araguatins, William Jhone Ferreira, as aulas são ministradas desta forma, para que os alunos do curso sejam capazes de desempenhar seu papel na sociedade como indivíduos conscientes do desenvolvimento social.