CONQUISTA
Comprometimento de servidores e estudantes é apontado como um diferencial para obtenção da nota.
A unidade de Araguatins do IFTO recebeu, neste mês, o resultado da avaliação do seu curso de Licenciatura em Computação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), no período de 6 a 8 de maio de 2024. O curso foi classificado com conceito 4, após obter nota 4,35, em uma escala que vai de 1 a 5, evidenciando sua qualidade, assim como o compromisso dos servidores com projetos educacionais de qualidade.
De acordo com o coordenador do curso, Ancelmo Castro, o conceito 4, faz do curso de Licenciatura em Computação uma referência na área não apenas na região do Bico do Papagaio, mas também em todo o estado do Tocantins. “Gostaríamos de agradecer o empenho de todas as pessoas envolvidas no processo de avaliação do curso: o corpo docente, a Direção Geral, Direção de Ensino, os técnicos administrativos e os nossos acadêmicos. A união de todos foi muito importante para conseguirmos esse excelente conceito”, declarou o coordenador.
O trabalho colaborativo também foi pontuado pelo diretor-geral da unidade de Araguatins, Cláudio Galvão, como um fator decisivo para a obtenção do conceito 4. “É motivo de muita satisfação termos alcançado o conceito 4 no curso de Licenciatura em Computação. Esse resultado é um reconhecimento do nosso trabalho e da nossa dedicação em oferecer uma formação de qualidade, essa nota confirma que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar buscando a excelência. Agradeço a todos os servidores, estudantes e comunidade pelo apoio e colaboração”.
Processo de reconhecimento
O processo de reconhecimento é composto por diferentes etapas avaliativas, sendo uma fase de fluxo processual no sistema e-MEC, alimentação de formulários e por último a visita in loco pela equipe avaliadora. A avaliação resulta em um relatório que contrapõe a leitura do Plano Pedagógico do Curso (PPC), dos relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do que é observado no local pela equipe avaliadora, que inclui a Organização Didático-Pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura para oferta do curso. A partir dessa avaliação é feita uma média dos indicadores que são instrumento de avaliação, que é o conceito do curso, que pode ir de 1 - menor conceito - a 5 - melhor conceito.
Licenciatura em Computação
O Curso de Licenciatura em Computação do Campus Araguatins do IFTO teve início em 2009. Sua oferta visa integrar o conhecimento de computação a formação pedagógica, para que dessa maneira, se possa formar profissionais licenciados em computação para atuarem na educação e/ou em outros campos dos saberes. E ainda compromissados com as novas realidades de sustentabilidade pertencentes a realidade contemporânea.