DIA 2 DE JUNHO
A Coordenação do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, em conjunto com o colegiado do curso, acadêmicos e coordenadores das disciplinas de estágio supervisionado promovem, no dia 2 de junho, o “III Encontro de Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia”, na Câmara Municipal de Araguatins, às 19h.
Com o tema “O Estágio Supervisionado e a Prática Pedagógica: os saberes mobilizados e a interlocução da escola e os sistemas educacionais”, o objetivo do evento é reunir acadêmicos matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado I - Educação Infantil e Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental Séries Iniciais no semestre 2022/1 do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, professores regentes das escolas que recebem os estagiários, diretores das instituições de ensino e coordenadores de estágio supervisionado para aprofundar o diálogo sobre a importância das instituições públicas de ensino, especialmente a escola e os sistemas educacionais, como lugar de formação e construção de saberes, situando o estágio como ponto de intersecção e articulando teoria e prática.
As inscrições para a programação devem ser feitas pelo Sistema Eventos da Unitins. Além dos atores diretamente vinculados a essa discussão, também podem participar todos os acadêmicos da universidade, pesquisadores, convidados externos e toda a população interessada no tema.
De acordo com a professora Francisca Feitosa, uma das organizadoras do evento, o encontro vai promover um momento de interlocuções entre estagiários e professores supervisores que recebem esses acadêmicos nas instituições escolares. “O estágio supervisionado é um momento muito importante na formação docente, assim, gostaríamos de colocar os professores que recebem os estagiários como atores importantes na formação de futuros profissionais. Muitas vezes os nossos acadêmicos não se sentem totalmente confortáveis e acolhidos dentro das instituições, então promover esse diálogo é também uma forma de estimular os profissionais que os recebem a terem mais cuidado com os estagiários, percebendo suas responsabilidades na formação desses novos profissionais”.