HABILIDADES MOTORAS
Objetivo proposto pela professora Maria Ovídia é desenvolver nos futuros pedagogos as habilidades necessárias para trabalhos manuais.
O 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, vivenciou, na sexta-feira passada, 3, uma atividade prática da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Arte. O momento de produção teve como temática o carnaval e buscou desenvolver nos futuros pedagogos as habilidades necessárias para conduzir trabalhos manuais que estimulem a coordenação motora, sensibilidade e atenção nas crianças.
A disciplina, como explica a professora Maria Ovídia Muniz Portilho, tem um viés pratico que é também refletido à luz da teoria. “Tudo que é produzido e estimulado juntos aos acadêmicos visa os preparar para a sala de aula, para construirmos um ensino sensível e que desenvolva as várias habilidades dos alunos. Tudo isso é fundamentado na literatura e também é refletido após a produção”, explicou.
A acadêmica do 7º Paula Meireles acredita que a vivência prática na faculdade é a melhor forma de preparo como futura professora. “É importante que nós tenhamos o domínio desse tipo de atividades, pois é isso que iremos ter que realizar no nosso dia-a-dia como profissionais. As aulas expositivas são apenas uma parte da Pedagogia. Fazer com as próprias mãos é o que esperamos dos alunos e a gente também tem que ter essa capacidade”.