IFTO
Foi realizada dia 1º de setembro a aula inaugural do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agricultura Familiar do Campus Araguatins, que será oferecido à Comunidade Rural de Davinópolis, localizada à distância de 40 km de Araguatins. O evento teve início com pronunciamentos de autoridades e em seguida os alunos realizaram uma visita aos setores do campus.
Durante a aula, a coordenadora do curso, Cleudiane Chaves, destacou que a ideia de oferecê-lo, surgiu diante da necessidade daquela comunidade em adquirir preparo técnico para realização de cultivos de suas principais culturas, sanando assim, problemas recorrentes, como: pouco lucro e baixa produtividade.
O representante da Comunidade Rural de Davinópolis, Hélio Ramos, demostrou empolgação com o início das aulas. Para ele, o curso será uma boa oportunidade para que os assentados da sua comunidade possam alcançar a produtividade necessária com sustentabilidade.
Para o diretor de ensino substituto, Mauro Gomes, o curso permitirá uma troca de experiências positiva entre os professores e a comunidade.
O diretor-geral, Décio dias dos Reis, declarou que para o Campus Araguatins é uma satisfação oferecer um curso que poderá contribuir significativamente para melhoria de vida da Comunidade Rural de Davinópolis. O diretor frisou ainda, que o campus estará sempre de portas abertas para futuras parcerias.
O objetivo do curso FIC em Agricultura Familiar consiste na formação técnica dos moradores da comunidade de Davinópolis para atuar na área agrícola, na qual já estão inseridos, permitindo o desenvolvimento rural de forma sustentável, considerando os aspectos ambientais, econômicos e sociais.