A Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) dá continuidade ao Diagnóstico Rural Participativo (DRP) que vêm sendo realizado, desde o ano passado, em comunidades rurais que fazem parte do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Nesta semana acontecerá no municÃpio de Araguatins o levantamento para diagnósticos, atendendo várias famÃlias de agricultores rurais.
No municÃpio de Araguatins, o diagnóstico acontece nas comunidades rurais: Associação AgrÃcola Nova Esperança, com 45 famÃlias e Associação dos Trabalhadores Rurais do Carrasco Bonito, atendendo, 18 famÃlias.
Segundo o superintendente de Agricultura Familiar da Seagro, Romão Gomes Vanderley a intenção é buscar identificar as necessidades estruturais dos projetos agrÃcolas em cada comunidade rural e, posteriormente, planejar ações estratégicas de melhorias nestas localidades. “As principais demandas a serem levantadas nas visitas à s comunidades, se referem à produção, organização social, comercialização dos produtos, educação e acesso as polÃticas públicasâ€, disse.
Gomes diz ainda que o levantamento servira de base de estudos, para que, posteriormente, sejam planejadas as ações para revitalizar os projetos agrÃcolas, promovendo a produção, geração de emprego e renda, além de melhorar a organização dos agricultores familiares.
Etapas
A pesquisa foi iniciada em setembro de 2015, quando foram visitadas 650 famÃlias. Nesta segunda etapa serão visitadas 18 unidades produtivas do PNCF, perfazendo um total de 30 associações de produtores rurais no Estado. A expectativa é o que o diagnóstico seja encerrado no segundo semestre. Ao todo serão atendidos cerca de mil agricultores familiares.
Renegociação
Durante as visitas técnicas, as equipes da Unidade Técnica Estadual (UTE), ligada a Seagro estarão orientando os produtores rurais sobre as renegociações de dÃvidas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). O prazo para entrega da documentação para adesão a renegociação encerra nesta quinta-feira, 31.
Realização
A realização do diagnóstico é fruto de um convênio, entre a Seagro e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Participam também do levantamento, a Federação dos Agricultores do Estado do Tocantins (Fetaet), Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e empresas de extensão rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTRs). (Com informações de Elmiro de Deus)