ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS
O material aborda estratégias educacionais para pessoas idosas.
Docentes do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) celebraram a publicação de dois capítulos no livro "Material Didático para a Formação de Professores da UMA," edição de 2023. As professoras Silvanis Borges e Miliana Sampaio, que também desempenha o papel de coordenadora do curso de Pedagogia, partilharam suas pesquisas a respeito da interação com estudantes velhos na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT).
O livro reúne uma coletânea de artigos científicos nas áreas que abordam de maneira abrangente e prática os princípios fundamentais da educação voltada para adultos e velhos. O material explora as teorias da aprendizagem ao longo da vida e a importância da educação contínua para pessoas idosas.
O capítulo intitulado "Trocas de Cartas: Protagonismo do velho" foi elaborado pela professora Silvanis Borges em colaboração com dois outros autores e aborda uma atividade realizada em sala de aula com idosos, que consistiu na troca de cartas entre indivíduos em Palmas e Araguaína. "Essa prática proporcionou a sensação de controle pessoal, preservação da autonomia, pertencimento a um grupo fora de seu convívio habitual, e ativa participação na sociedade. Por meio das cartas, os idosos puderam compartilhar suas histórias, estabelecer laços de amizade, ouvir e serem ouvidos, e interagir. Eles demonstraram grande alegria e satisfação ao compartilhar suas experiências através das cartas e ao construir novas amizades", explica. A professora também observou que a atividade superou as expectativas, e muitos idosos continuam a corresponder-se de maneira contínua.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, apresenta uma pesquisa que se concentra nas percepções e experiências dos idosos da Universidade da Maturidade (UMA) durante o período da pandemia de covid-19. A pesquisa intitulada "Maturidade em Tempos de Crise: Análise da Experiência da Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins na Pandemia da Covid-19 a Partir das Perspectivas dos Idosos" ressalta a importância das atividades e projetos realizados durante esse período de isolamento.
De acordo com Miliana Sampaio, as estratégias pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia, levando em consideração que as pessoas idosas constituíam o principal grupo de risco, contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos acadêmicos, garantindo o acesso dos idosos à educação. Ela enfatiza que "As intervenções e ações propostas, mesmo de forma remota, minimizaram os impactos negativos e promoveram a saúde mental e a qualidade de vida dos idosos. Isso ficou evidente através dos relatos dos acadêmicos durante a pesquisa de campo, demonstrando que, apesar de algumas ressalvas, eles perceberam de forma muito positiva as intervenções realizadas".
O livro completo pode ser acessado por meio deste link.