O lavrador Thiago da Silva Santos, de 21 anos, natural e residente na cidade de Imperatriz (MA) foi detido na manhã desta quinta-feira, 29, durante operação Fecha Quartel realizada pela PolÃcia Militar da 4ª Companhia Independente (CIPM) e CIPRA (Companhia Independente de PolÃcia Rodoviária e Ambiental). A abordagem foi realizada em frente ao posto fiscal da rodovia Transamazônica, BR 230, altura do km 146.
Thiago se encontrava como passageiro do ônibus da empresa Transbrasiliana, da linha Marabá (PA) à Imperatriz (MA). Thiago vinha da cidade de Xinguara (PA) com destino à cidade de Imperatriz. A abordagem iniciou com a descida de todos os passageiros do interior do ônibus. No bagageiro do veÃculo a PM encontrou uma caixa de isopor 17 litros contendo várias frações de carne de animal silvestre da espécie caititu, cerca de 4 quilos de carne. No interior do ônibus a PM localizou uma gaiola com um papagaio.
Thiago confirmou ser ele o proprietário dos objetos. Dois auto de infrações foram confeccionados, pela apreensão da carne do animal equivalente a uma multa no valor de R$ 1 mil reais e R$ 500 reais, multa pelo transporte do papagaio. Por estar em trânsito, Thiago foi liberado. Toda a documentação será encaminhada ao Ministério Público para os procedimentos a seguir.
De acordo com a legislação ambiental, a carne apreendida será incinerada. Quanto a ave, a mesma será encaminhada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) na cidade de AraguaÃna (TO). A gaiola e caixa de isopor também foram apreendidos.