TCE-TO
Um total de 22 municípios biquenses responderam à pesquisa do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), edição 2017. O número representa um quantitativo de 90% de participação das prefeituras que atenderam ao chamado obrigatório do Tribunal de Contas. O prazo final de preenchimento dos questionários terminou no último dia 30. A pesquisa do IEGM acontece em todo território nacional por meio das Cortes de Contas.
Essa é a segunda edição do instrumento de medição do desempenho da gestão pública em 7 áreas: Educação, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, Cidades Protegidas, Saúde e Planejamento. A partir das respostas dos gestores é construído um índice, que posteriormente será divulgado pelo TCE.
A coordenadora de Auditorias Especiais do TCE/TO, Lígia Braga, avalia de forma positiva o resultado alcançado este ano. “Buscamos ao máximo que todos os municípios respondessem, pois a pesquisa é uma valiosa ferramenta de gestão. Muitos prefeitos viram nesse trabalho uma forma de repensar sua gestão, corrigir erros e garantir maior efetividade na implantação de políticas públicas”, destacou a coordenadora.
Prefeituras que não enviaram questionários (13 municípios):
Axixá (não respondeu nenhum questionário)
Araguatins (não respondeu apenas 1 questionário)
Campos lindos (não respondeu 3 questionários)
Fortaleza do Tabocão(não respondeu apenas 1 questionário)
Juarina (não respondeu apenas 1 questionário)
Mateiros (não respondeu apenas 1 questionário)
Natividade (não respondeu 4 questionários)
Palmas (não respondeu apenas 1 questionário)
Ponte Alta do Bom Jesus (não respondeu nenhum questionário)
Rio da Conceição (não respondeu 4 questionários)
Santa Maria (não respondeu apenas 1 questionário)
Santa Rita (não respondeu 2 questionários)
São Sebastião (não respondeu 2 questionários)