EDUCAÇÃO
A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguatins realiza a formação inicial para coordenadores e alfabetizadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no Tocantins. As ações da formação começaram na última segunda-feira, 29, e seguem até o dia 2 de setembro. Ao todo, cerca de 40 educadores vinculados à regional de Araguatins participam da programação prevista pela organização.
Paulon Miranda, diretor Regional de Araguatins, destacou a participação dos coordenadores e alfabetizadores, que atuam voluntariamente no PBA. “A formação inicial tem como objetivo proporcionar momentos de aperfeiçoamento pedagógico para voluntários que atuam como alfabetizadores e coordenadores de turmas”, completou.
O encontro conta com uma programação variada, composta por palestras, oficinas e momentos culturais. Entre os palestrantes, o promotor de Justiça de Araguatins, Breno de Oliveira Simonassi, falará sobre Direitos Humanos; a psicóloga Michele Maia ministra palestra sobre o Estatuto do Idoso e a professora Nayse Maia Carmo explana sobre Educação Inclusiva.
“Propomos uma programação bastante diversificada e acredito que estamos tendo uma semana muito produtiva para nossos coordenadores e alfabetizadores”, reforçou Paulon Miranda.
Educação no campo
Além do Programa Brasil Alfabetizado, a educação no campo também está passando por processo de formação continuada. Segundo o diretor Paulon Miranda, servidores que trabalham em escolas que oferecem esta modalidade de ensino também passam por qualificação profissional, como a Escola Família Agrícola Padre Josimo Tavares, em Esperantina.
“Essa formação com servidores da educação no campo está sendo realizada nas escolas. Os técnicos em educação da Seduc (Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes) estão em campo realizando essas formações”, finalizou o diretor.