ARTIGO CIÊNTÍFICO
Artigo revela a importância das atividades lúdicas como ferramenta pedagógica.
A egressa do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins Thaynni Pereira Machado teve os resultados do seu trabalho de conclusão de curso publicados em revista científica. A pesquisa intitulada “As brincadeiras nos anos iniciais: o lúdico como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem” teve orientação da professora mestre Ana Maria Freitas.
O artigo publicado na revista Gênero e Interdisciplinaridade, Vol 04, discorre sobre a importância do lúdico nas práticas pedagógicas dos anos iniciais, apresentando os benefícios desse recurso dentro do ambiente escolar, o tema surgiu a partir de inquietações da egressa por meio da própria vivência em sala de aula. Para Thaynni, os resultados do trabalho são motivos de satisfação, “por meio da pesquisa conseguimos resultados satisfatórios sobre os benefícios dessa prática pedagógica que se mostrou fundamental para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo da criança”, contou.
A egressa que já havia realizado a defesa do seu trabalho no semestre de 2022/2 decidiu publicar a pesquisa para incentivar a reflexão sobre o tema entre os profissionais da área. “Queria que os profissionais da educação dessem mais atenção a essa temática. Conhecendo os benefícios dessa prática pedagógica, assim como, refletissem sobre a importância e contribuições das brincadeiras nas séries iniciais, conhecendo essa prática como forma de construção de conhecimentos”, afirmou.
A professora Ana Maria Freitas, orientadora do trabalho, compartilha suas percepções sobre a produção deste estudo e sua relevância. "Com este trabalho, foi possível definir os conceitos do lúdico, a definição de brinquedo, o que caracteriza uma brincadeira e identificar quais jogos são adequados para serem incorporados ao ambiente da sala de aula, e como ele é um motivador fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, a estudante também realçou a importância da criatividade, que não apenas transforma, mas também inova no contexto da participação dos alunos. O lúdico, nesse contexto, não é mero entretenimento, mas, sim, uma ferramenta de ensino eficaz."
Ana Maria destaca ainda que a produção científica desempenhou um papel significativo na jornada da aluna, incentivando-a a continuar a escrever com maior propriedade sobre suas próprias inquietações em sala de aula.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio, enfatiza a importância do estímulo à produção científica na Universidade. "Nossa busca constante é fomentar a pesquisa entre nossos docentes e estudantes dentro do ambiente acadêmico. Quero parabenizar a professora por demonstrar com excelência o compromisso com os três pilares fundamentais da Educação Universitária, o que reflete a alta qualidade do ensino oferecido pela Unitins na região do Bico do Papagaio”, destacou a coordenadora.