ZONA RURAL
MPTO participa de evento de combate a violência sexual contra crianças e adolescentes em escola da zona rural de Araguatins.
O promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida participou nesta quarta-feira, 17, de um evento alusivo à campanha “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, realizado junto aos estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Padre Vitório, localizada na zona rural do município de Araguatins.
O promotor de Justiça iniciou a fala ressaltando a importância de sonhar para chegar onde se deseja. “Eu também estudei em uma escola na zona rural, percorria estrada de terra para poder estudar. Sonhei e lutei, e consegui me tornar um promotor de Justiça”, enfatizou.
Ele também explicou que os estudantes podem acionar o Ministério Público do Tocantins (MPTO) por meio de ligações telefônicas, site e aplicativo. E reforçou que os conselheiros tutelares e os profissionais da escola estão aptos a agir para protegê-los e também podem contatar o MPTO. “Estamos à disposição para ouvir qualquer reclamação de abuso contra crianças”, disse.
Sobre o 18 de maio
Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha foi motivada pelo assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.