PEDAGOGIA
O III Encontro de Estágio Supervisionado na noite da última quinta-feira, 2, na Câmara Municipal de Araguatins.
Professores e estagiários acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Araguatins, e gestores, diretores, coordenadores e professores da Educação Básica das redes pública e privada do município de Araguatins participaram do III Encontro de Estágio Supervisionado na noite da última quinta-feira, 2, na Câmara Municipal da cidade.
A programação foi promovida pelas turmas dos 5º e 7º períodos de Pedagogia que cursam as disciplinas de Estágio Supervisionado I - Educação Infantil e Estágio Supervisionado II – Ensino Fundamental Séries Iniciais no semestre 2022/1 juntamente com a coordenação do curso superior e discutiu o tema “O Estágio Supervisionado e a Prática Pedagógica: os saberes mobilizados e a interlocução da escola e os sistemas educacionais”.
A proposta se baseou na troca de experiências entre todos os atores envolvidos no processo de formação do pedagogo, seja dentro da Unitins, como também no ambiente externo, a exemplo das escolas e profissionais que recebem o estagiário para colaborar na junção de teoria e prática. “Sem os espaços escolares seria impossível sairmos daqui preparados de fato. Não nos resta outra possibilidade que não seja agradecer a cada um de vocês que fazem parte desse processo. Esperamos que vocês continuem nos ajudando com a formação dos nossos futuros professores, futuros profissionais da educação de Araguatins”, agradeceu a coordenadora do curso, Aquenubia Gonçalves.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, abriu o evento também pontuando a parceria entre universidade e concedentes. “Somos gratos pelo espaço e confiança que vocês nos dão em suas unidades escolares para que nossos alunos possam iniciar suas jornadas docentes”, pontuou.
Das três edições realizadas, essa foi a primeira presencial. O evento também contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação de Araguatins. A diretora regional de ensino de Araguatins, Joelma Vieira Lopes, destacou a relevância da cidade possuir um curso superior para formar professores.
“Vocês são a educação do futuro. Estou aqui falando com futuros colegas da Educação. E saber que nós fazemos parte desse processo, dessa construção é especial. Não somos só concedentes, nós somos parceiros. Queremos chegar lá na frente e dizer que contribuímos para uma nova história na educação de Araguatins. A Unitins faz parte desse processo de mudança, trouxe melhorias, profissionais capacitados. Nos sentimos agraciados de ter uma unidade aqui”, ponderou Joelma.
Após as falas iniciais, uma roda de conversa foi formada para discutir as experiências em um espaço acolhedor. Estagiários, professores de unidades escolares e egressos da Unitins debateram sobre os desafios do processo de formação educacional dos futuros professores, pontuando ainda como a recepção nas escolas e a condução das orientações interferem na continuidade do acadêmico e como resultado das suas formações.
“O estágio é uma via de mão dupla. Hoje, 80% do nosso quadro de professores são egressos da Unitins. Se as escolas não abrirem as portas para vocês e os acolherem, o que vamos esperar dos professores do futuro? Gosto de receber [vocês] com muito carinho, muito amor. A nossa escola está de portas abertas porque precisamos de vocês muito mais do que vocês precisam da gente”, assinalou a diretora da Escola Arte de Crescer, Ana Paula Araújo.