IFTO
A formação de um engenheiro agronômico exige muitas atividades práticas para o seu futuro desempenho profissional. Ciente dessa realidade, as interações entre produtores rurais e estudantes são incentivadas na unidade Araguatins do IFTO, com a finalidade aproximá-los e gerar troca de experiências. Nesse sentido, foi promovida no dia 17 de março, uma visita de 19 estudantes do curso de Engenharia Agronômica a propriedade rural Jupê, no município de Araguatins, como atividade da disciplina de produção de ruminantes, ministrada pela professora Poliana Mendes.
De acordo com a professora Poliana, a visita como objetivo exemplificar um sistema de produção de bovinos de corte classificado como sem-intensivo. Nesse tipo de sistema, os animais, além de se alimentar via pastejo, também recebem suplementação alimentar mineral no cocho. O funcionamento desse sistema na Chaçará Jupê foi detalhado pelo seu proprietário, Paulete Carvalho. Na propriedade, o sistema é adotado visando intensificar o ganho de peso dos animais, acelerando seu desenvolvimento, consequentemente, reduzindo o ciclo produtivo.
O estudante de Engenharia Agronômica, Elson Martins, que participou da visita, garante que essas ações fazem diferença no seu processo formativo. “Como sabemos, o curso de Engenharia Agronômica é extremamente prático. É muito importante que tenhamos contato direto com os mais diversos modelos produtivos e ter essa oportunidade de conversar com um produtor, ainda durante o curso, proporciona uma visão mais abrangente de como é o dia a dia no campo. Assim, instiga a fixa a aprendizagem, além de conectá-los a profissão que escolheu”, afirmou Elson.