ARTIGO CIÊNTÍFICO
Acadêmicos de Letras transformaram relatório de estágio em artigo científico.
Os acadêmicos do 6º período do curso de Letras da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins Francivaldo Souza e Nathália França, com a orientação da professora doutora Denyse Mota Silva, publicaram artigo na revista científica JNT Facit Business and Technology Journal Ed. 43. A revista é classificada conforme sistema Qualis-Periódicos na categoria B1 que abrange os periódicos de excelência nacional.
O artigo intitulado "Entre a Reflexão e a Realidade: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I" revela os frutos da experiência do processo de estágio de Língua Portuguesa e Literatura dos graduandos na Escola de Tempo Integral Oneide Mousinho, trabalhando com alunos do sexto ano. O estudo evidencia que, durante as aulas, os acadêmicos adotaram uma abordagem contextualizada, ampliando a compreensão da língua e do ensino para além das regras gramaticais. Além disso, apresentam um projeto voltado para a Literatura de Cordel, fundamentado na criatividade e imaginação dos alunos na criação de seus próprios cordéis. O trabalho enfatiza a importância do Estágio Supervisionado na formação de futuros professores.
Francivaldo compartilha que buscou orientação da professora Denyse para concretizar a produção do artigo, destacando a pesquisa científica como uma parte crucial de sua jornada acadêmica. Ele ressalta que planeja prosseguir com uma pós-graduação e enfatiza a importância do artigo nesta trajetória. "O artigo desempenha um papel fundamental em nossa formação acadêmica, pois não só nos auxilia a aprimorar nossas habilidades de escrita, mas também contribuirá positivamente para a vida profissional. Estou extremamente contente com essa publicação, pois assim que concluir a graduação, meu objetivo é ingressar em um programa de mestrado. Ter um artigo publicado é de extrema importância, minha jornada na pesquisa começou ainda no segundo período da graduação. São esses acontecimentos em minha trajetória acadêmica que contribuem e continuarão contribuindo para minha carreira como futuro profissional da educação, bem como para o meu currículo e minha busca por um mestrado."
A professora Denyse que orientou o estágio e colaborou na autoria do artigo explica que a intenção principal é proporcionar ao leitor uma compreensão detalhada sobre como se desenvolveu a prática docente durante o estágio supervisionado na etapa de formação inicial. "O foco do nosso relato está entre a reflexão e a realidade, durante o estágio, os acadêmicos tiveram a oportunidade de adquirir impressões a partir do processo de observação, regência e planejamento com os alunos do ensino fundamental II. Estamos sempre incentivando nossos alunos a aproveitarem suas experiências para a produção acadêmica elaborando artigos e enviando para revistas científicas, além da formação inicial proporcionada pelo estágio, eles também se envolvem ativamente na iniciação científica. Essa combinação enriquecedora oferece uma vivência mais completa e promove um diálogo constante com o ambiente acadêmico", ressalta a docente.
“Parabenizo os acadêmicos do curso de Letras que contribuem com a iniciação científica na graduação, o contato com a pesquisa ainda na graduação ultrapassa os limites enraizados de que o acadêmico só pesquisa quando sai da graduação para o mestrado ou doutorado. Este trabalho tem resultado em publicações relevantes na área de humanas. Percebemos que os relatórios de estágios supervisionados são dados, falas e experiências que necessitam ser compartilhados na academia”, afirma o coordenador do curso de Letras, Victor Fernandes Borges.