SEDEN
Os arranjos produtivos como estratégia de desenvolvimento será destaque em palestra realizada pela Secrestaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) no Fórum de Desenvolvimento Econômico, que ocorrerá neste ano em Araguatins. O painel dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) será apresentado por Marcondes Martins, gerente desta área na Seden.
O propósito da ação é incentivar os agentes locais a identificar os produtos com maior potencial de produção regional e suas oportunidade de melhorias, dando maior clareza sobre o que é próprio para a região, com a finalidade de otimizar esforços e energia em busca de soluções.
Na ocasião, será apresentado um breve histórico da implantação do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais (NAPL) no Estado do Tocantins. O Núcleo é um colegiado formado por cerca de 20 instituições e tem o papel de articular a promoção do desenvolvimento.
Fórum
O Fórum é uma realização da Seden, Agência de Fomento do Tocantins, Banco do Empreendedor, Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento tem apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). O evento reúne prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresarios e demais interessados na temática do desenvolvimento.
Esta será a terceira edição do evento, que vai contemplar os 25 municípios do Bico do Papagaio. Para isso, o Estado foi dividido em cinco regiões, e cada uma dessas regiões terá uma cidade sede. Além de Guaraí que aconteceu no mês de maio, sediarão o evento os municípios de Gurupi (região sul), em junho; Araguatins (região norte), em agosto; Dianópolis (região sudeste), em setembro; e Araguaína (norte) em outubro.