PARCERIA
Com parceira estudantes poderão realizar estágio no INCRA e em assentamentos na região do Bico do Papagaio.
A unidade de Araguatins do IFTO firmou um convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na última terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Araguatins para a oferta de estágios supervisionados no INCRA e em assentamentos na região do Bico do Papagaio. Com essa ação, as instituições pretendem fortalecer a agricultura familiar e proporcionar treinamento aos estudantes.
Além da parceria, as instituições acordaram que será formado um grupo de trabalho para avaliar as possibilidades da oferta de uma turma exclusiva do curso de Bacharelado em Agronomia para filhos de assentados do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) dentro do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que é uma política pública do governo federal que visa promover ações educativas nas regiões de Reforma Agrária a partir de cursos voltados para a realidade do meio rural através de uma gestão participativa e compartilhada.
"Com a concretização dos objetivos deste grupo de trabalho, estaremos promovendo uma educação de qualidade, potencializando saberes e habilidades, fortalecendo a educação do trabalhador e da trabalhadora rural, e principalmente construindo uma sociedade mais justa e igualitária. Afinal, a educação é a ferramenta mais poderosa para a promoção da emancipação individual e coletiva”, enfatizou o diretor-geral do Campus Araguatins, Claudio Galvão.
De acordo com o chefe substituto do INCRA em Araguatins, Saulo Guilherme da Silva. A parceria entre o IFTO e INCRA é de grande relevância para a sociedade. A assinatura do instrumento legal possibilitará aos estudantes de nível médio e superior realizarem estágios na sede do INCRA em Palmas e nas Unidades Avançadas de Araguatins, Araguaína e Gurupi, além das vivências nos projetos de Assentamento, que é a grande novidade desta cooperação, segundo informações.