Facebook
15/03/2023 - 17h05m

AGROPECUÁRIA

ARAGUATINS: IFTO e Senar oferecem curso sobre operação de Drone

Por Bico 24 Horas

Maioria dos participantes era formada por filhos de produtores rurais.

IFTO de Araguatins e Senar oferecem curso voltado para a operação de Drone- Mapeamento Aéreo na Agropecuária (Foto: Divulgação)

No período de 6 a 10 de março a unidade de Araguatins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com o Senar/Araguatins, promoveu o curso voltado para a operação de Drone- Mapeamento Aéreo na Agropecuária. O curso teve duração de 40 horas e abordou conteúdos como: técnicas de pilotagem, processamento digital de imagens, dentre outros temas de relevância para a área. Reunindo um público formado por representantes do IFTO e da comunidade em geral, no total foram capacitadas 12 pessoas, sendo em sua maioria filhos de produtores ruais.

A coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da unidade de Araguatins, Roberta de Freitas, explica que a tecnologia de uso de Drones já é usada a bastante tempo, principalmente, para mapeamento de lavouras e levantamento nos rebanhos. “Hoje, ela traz mais benefícios com o desenvolvimento de modelos de Drones bem específicos para pulverizações aéreas (aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes) e com um viés sustentável devido à eficiência na execução dos trabalhos, diminuindo gastos com insumos e mitigando a contaminação ambiental’’, disse a professora, a qual defendeu, ainda, que para o estudante de Engenharia Agronômica é imprescindível dominar as tecnologias de ponta.

Segundo a coordenadora do Senar de Araguatins, Franciane de Souza, a parceria entre o Senar e o IFTO proporcionará a realização de cursos dentro da unidade de Araguatins, capacitando os alunos e também a comunidade. “Essa união de forças, permite o alcance e a capacitação de cada vez mais produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, possibilitando, assim, para que se tornem os futuros profissionais atuantes, que contribuirão com o progresso e a transformação do campo”, informou Franciane.

Para o estudante de Engenharia Agronômica, Elson Martins, a capacitação profissional, como o curso de operação de drone, pode ser avaliada como um diferencial no mercado de trabalho. "Estou finalizando o curso de Engenharia Agronômica, sabemos que o mercado está a cada dia procurando o melhor do melhor, tendo em vista este aspecto, tenho buscado constantemente responder a esta necessidade, ou seja, a capacitação profissional. Após essa capacitação, sinto-me capaz em realizar operações com Drones. É, além de tudo, um objetivo concluído com êxito," declarou Elson.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS