PARCERIA
Parceria objetiva prepará-las para o mercado de trabalho.
A unidade de Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), desenvolve o curso de Introdução à Informática para mulheres usuárias do Centro de Referência de Assistência Social do Brasil - CRAS. O curso objetiva atender uma demanda repassada pela coordenação do CRAS, em que algumas mulheres relataram a necessidade de obter conhecimentos básicos de informática na busca por empregos.
O curso consiste em aulas teóricas e práticas, realizadas todas às terças-feiras, entre os meses de abril e maio, das 15h às 17h, no laboratório de informática da unidade, com carga horária total de 30h. As aulas iniciaram no dia 13 de abril e tem previsão de encerramento no dia 30 de maio.
Para a coordenadora do curso, Lucinalva Ferreira, a ideia nasceu, após uma visita ao CRAS em busca de parceria para a disciplina de Educação para a Diversidade. "O campus tem esse papel de ir além das salas de aula e fazer extensão é conseguir sanar um problema que a comunidade possa ter", afirmou.
Para a estudante Ângela Barbosa o curso pode facilitar a sua caminhada profissional. "Eu estou gostando muito deste curso, pois vai facilitar bastante a minha entrada no mercado de trabalho. Eu tenho um conhecimento básico, porém como não tenho nenhum certificado de curso nessa área, essa minha experiência acabava não conseguindo comprovar. E com esse curso ofertado pelo IFTO estarei tendo assim essa comprovação na área da informática", declarou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Araguatins, Ivonete Silva, avalia como importante a parceria entre campus e CRAS. "Esse curso de informática veio para contribuir com a vida dessas mulheres. A Secretaria de Assistência Social, através do CRAS, está de portas abertas pra esses projetos que contribui de uma forma riquíssima com a vida dessas mulheres", disse.
Participam do projeto os estudantes José Ribamar Pinheiro, Fernando dos Santos Araújo e Ruty Paulo de Oliveira; do curso Superior em Licenciatura em Computação, e os coordenadores do curso, Lucinalva Ferreira e Charles França de Sousa.