VALORIZAÇÃO DA VIDA
Intervenções em sala, palestras, ações de acolhimento e atividades culturais farão parte das programações.
A saúde mental tem sido uma pauta constante no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Neste mês, as discussões em torno do assunto ganham mais destaque na instituição, com a promoção de ações, em suas unidades, em apoio a campanha Setembro Amarelo dedicada à prevenção ao suicídio, que tem como objetivo: promover sensibilização sobre a valorização da vida, reforçar a importância de romper com estigmas e tabus sobre o assunto, buscar ajuda e oferecer assistência necessária, como forma de contribuir com a redução dos índices de mortes autoprovocadas.
Na unidade de de Araguatins terá um momento de acolhimento, no dia 19. E no dia 26 de setembro será realizada uma palestra no auditório Pioneiros, como conclusão do projeto Setembro um mix de cores. Um mural com frases motivacionais, que serão disponibilizadas aos estudantes, será produzido na unidade de Palmas, onde ocorrerá, também, uma palestra sobre saúde mental com a psicóloga, Maria Elisa Magalhaes Albuquerque Souto Ribeiro, prevista para o dia 12 de setembro.
Já a programação na unidade de Dianópolis será realizado o VIVART: A Arte em Valorização da Vida! No dia 20 de setembro. O evento conta em sua programação com o 1º Concurso de Composição Autoral, celebrando a expressão através de Letras, Músicas e Poesias. Os interessados em participar do concurso têm até dia 14 para se inscreverem, via internet, através do link:
https://forms.gle/dNzf1XM2fc6xfwQK6.
Em Gurupi, serão intensificadas as ações de divulgação dos atendimentos psicológicos realizados pela unidade de ensino em parceria com a Universidade de Gurupi (Unirg). Uma palestra sobre prevenção ao suicídio será ministrada dia 19 de setembro, na unidade de Lagoa da Confusão.
Além dessas ações, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) elaborou uma campanha que tem como tema: “Plantando sonhos, colhendo vidas” com atividades que serão desenvolvidas em todas as unidades do IFTO, envolvendo participação ativa dos estudantes. A proposta prevê uma ação em sala de aula, com exibição de um vídeo informativo sobre cuidados com a saúde mental e também com informações sobre a Campanha Setembro Amarelo. Após as intervenções em sala de aula, será construído um girassol, onde cada pétala será uma resposta à reflexão: “eu cuido da minha saúde mental quando…”A intenção é provocar os estudantes a analisarem o que eles fazem no dia a dia em prol da sua saúde mental.
A Campanha Setembro Amarelo
No Brasil, a campanha ocorre desde 2014, sendo promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.
Índices
Segundo informações publicadas no portal do Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal entre os jovens brasileiros de 15 a 29 anos, sendo considerado a segunda causa de mortes entre jovens no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma pesquisa realizada em 2019 pela mesma organização, aponta que são registrados mais de 700 mil suicídios no mundo, sem considerar os casos de subnotificação. No Brasil, esse número chega a quase 14 mil por ano, resultando em uma média de 38 suicídios por dia.
CVC
Para as pessoas que estão em crise, o Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza a ajuda de especialistas durante 24 horas. Basta ligar para o telefone 188 ou acessar o chat do portal https://www.cvv.org.br/.