RECONHECIMENTO
Na ocasião, foi reconhecida a importância da instituição para a região e a iniciativa do então prefeito José Guilherme Frasão, que contribuiu para a criação da Eafa, atual IFTO.
A comunidade de Araguatins e região circunvizinha celebrou os 35 anos de criação da unidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no município. Essa história começou quando a instituição era conhecida por Escola Agrotécnica Federal de Araguatins, ou, simplesmente, Eafa.
Em todos esses anos, milhares de pessoas passaram pela unidade, seja para buscar uma capacitação técnica que propiciasse uma inserção mais rápida no mercado de trabalho, seja para uma formação superior, que garantisse maior qualificação.
Além de transformar vidas, a instituição é responsável por contribuir para o desenvolvimento regional não só do município onde está situado, como de diversos municípios tocantinenses que integram a região do Bico do Papagaio - extremo norte do Tocantins -, assim como de outros localizados no extremo sul dos estados do Pará e Maranhão.
Como forma de reconhecer a importância do IFTO/Eafa para toda essa região, a Câmara do município concedeu uma Moção de Aplausos ao Campus Araguatins. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira, 27, na sede do legislativo municipal, e fez parte da programação de aniversário da unidade.
O requerimento foi apresentado pelo o vereador Roberto Pires, egresso do Campus Araguatins, quando este ainda era conhecido pelo nome de Eafa. O pedido, que aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da casa, contou com a presença de diversas pessoas que fizeram e fazem parte da história da unidade.
Na oportunidade, os vereadores enfatizaram em seus discursos na tribuna a importância da instituição e a luta daqueles que batalharam para que a antiga Eafa, hoje IFTO chegasse até a cidade. Eles lembraram, ainda, do então prefeito José Guilherme Frasão, que contribuiu significativamente para o município e para a criação da então Eafa.
Para o diretor da unidade, Cláudio Galvão, que representou a instituição e recebeu a Moção de Aplausos esse momento é de grande felicidade e honra. "Agradeço também a todos os servidores que, ao longo destes 35 anos, trabalharam para transformar vidas com educação de qualidade. Isso norteia e demonstra que estamos no caminho certo e sempre trabalhando para o bem-estar de toda comunidade", afirmou o diretor.
Para o propositor da honraria ao legislativo municipal, esse é um reconhecimento merecido. "Não poderíamos deixar de conceder esse titulo à nossa querida e eterna Eafa. Assim como eu tive a oportunidade de estudar, me capacitar e transformar a minha vida, ela vem, ao longos desses 35 anos, formando jovens e adultos não só como profissionais gabaritados, mas como seres humanos melhores", disse Roberto Pires.
Estiveram presentes na solenidade os servidores do Campus Araguatins Maria Josinete, Lucilene Neves, Aline Oliveira, Luciane Costa, José Márcio Santana, Paulo Hernandes, Renilda Soares, Márcia Amado, Gorete Alves, Leandro Boaventura, Lucinalva Ferreira, Adeilson Cardoso, José Lima, Maxuel Machado, Ronniel Abreu, Francisco Décio, Eduardo Guimarães, Ubiratan Vicente, Abilia Rejane, Kátia Paulino e Miguel Camargo.