SNCT
Atividades envolveram estudantes das escolas públicas, que visitaram estações de conhecimento.
Com olhares atentos e curiosidade diante do novo, dezenas de estudantes de escolas públicas visitaram a unidade de Araguatins do IFTO, no dia 07 de novembro, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Campus Araguatins, que teve como tema: “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável do Bico do Papagaio”. O evento fez referência a 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que é realizada em todo país.
As atividades ocorreram das 8h às17h, período em que os estudantes do ensino fundamental 1 e 2 participaram de estações do conhecimento, que representavam replicações das aulas/ ou atividades de pesquisa e extensão, que fazem parte da rotina do Campus Araguatins.
A SNCT do Campus Araguatins faz parte de um projeto desenvolvido em parceria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), denominado “Do campus para o campo: As ciências básicas como ferramenta para produção animal sustentável”, fomentado pelo CNPQ/MCTI. Também colaborou com a ação local o projeto “Semana Integrada de Computação, Engenharias e Tecnologias Emergentes” da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Vale destacar, que o objetivo principal do projeto é estimular em crianças e jovens da rede pública do município de Araguatins o interesse pela ciência e ingresso em cursos técnicos e superiores, através da demonstração de ações de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas no Campus Araguatins do IFTO.
“Importante ressaltar a relevância de mostrar ao jovem aluno de escolas públicas o potencial que instituições, como IFTO, têm de transformar vidas através da educação”, declarou a coordenadora do projeto, Poliana Avelino.
O professor Marcelo, da escola Municipal Nair Duarte, acompanhou seus estudantes, durante a visita às estações, e falou um pouco da importância de aproximar o IFTO de estudantes do nível fundamental. "Hoje trouxemos estudantes do quinto ano, para conhecer na prática muitas coisas que talvez, só tenham a oportunidade de conhecer através da literatura. Esses momentos oportunizam a comunidade escolar externa vir conhecer a instituição, pois eles possivelmente serão futuros estudantes desta instituição, seja na modalidade dos cursos técnicos quanto no superior.” Explicou o professor.
O professor Alessandro Oliveira, coordenador do Herbário do Campus Araguatins, que funcionou como uma das estações da SNCT, também avalia como positiva essa aproximação entre o IFTO e estudantes . "No IFTO campus Araguatins, a SNCT tem proporcionado uma experiência única de aproximação entre a Ciência e os estudantes do Ensino Fundamental das escolas de Araguatins. Essas crianças e jovens são o futuro do conhecimento científico e tecnológico do país. Assim, o Herbário IFTO e demais setores envolvidos no evento, proporcionam um momento de experiência prática na formação desses estudantes e os motivam a seguir empenhados em seus estudos. Essa motivação é percebida no brilho nos olhos dos alunos a cada descoberta durante as atividades. Isso é uma recompensa preciosa para nossa instituição e para nós envolvidos no evento", frisou Alessandro.
O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?
Com 20 anos de trajetória, SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
Escolas participantes em 2023
1. Escola Municipal São Vicente Ferrer – 67 (alunos e professores)
2. Escola Municipal Professora Nair Duarte – 105 (alunos e professores)
3. Escola Municipal Professora Maria de Lourdes – 80 (alunos e professores)
4. Escola Municipal Edgard Tolentino – 34 (alunos e professores)
5. Colégio Estadual Írio Oliveira Souza (São Sebastião) – 25 Alunos (Prof. Cleiton Belizário Neto
Estações
1) ESTAÇÃO: COLEÇÕES BOTÂNICAS
LOCAL: HERBÁRIO
SERVIDOR RESPONSÁVEL: ME. ALESSANDRO OLIVEIRA SILVA
2) ESTAÇÃO: LEITE BOVINO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA
LOCAL: AGROINDÚSTRIA
SERVIDORES RESPONSÁVEIS: ME. ELISVANIR RONALDO SIMÕES e ESP. GEISEL MOURA RODRIGUES
3) ESTAÇÃO: AVICULTURA
LOCAL: SALA DE AVICULTURA
SERVIDORES RESPONSÁVEIS: ME. DÉCIO DIAS DOS REIS e ME. TIMÓTEO DE SOUSA LEMES
4) ESTAÇÃO: DIVERSIDADE DE USOS DOS BOVINOS
LOCAL: AGROINDÚSTRIA
SERVIDORES RESPONSÁVEIS: MA. POLIANA MENDES AVELINO e ESP. MÁRCIO JOSÉ C. SANTANA
5) ESTAÇÃO: PISCICULTURA
LOCAL: PISCICULTURA
SERVIDOR RESPONSÁVEL: DR. DIEGO RENE SENS
6) ESTAÇÃO: QUINTAIS AGROFLORESTAIS
LOCAL: BOSQUE
SERVIDORES RESPONSÁVEIS: ME. MIGUEL CAMARGO DA SILVA e DR. EDVAR DE SOUSA DA SILVA
7) ESTAÇÃO: CONHECENDO AS PANC`S
LOCAL: OLERICULTURA
SERVIDOR RESPONSÁVEL: ME. LEANDRO OLIVEIRA CAMPOS
Confira mais fotos do evento: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=IFToCampusAraguatins&set=a.836133471846470