Facebook
19/04/2017 - 08h46m

NEABI

ARAGUATINS: Importância da cultura indígena é discutida durante evento no IFTO

Consciente da importância dos povos indígenas para a construção da identidade brasileira, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI), do Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu na segunda-feira, 17, o encerramento do projeto de extensão Semana dos Povos Indígenas 2017, realizado em parceira com as lideranças indígenas da Aldeia Apinajé, situada no município de Tocantinópolis- TO.

A programação do evento contou com apresentação musical em Língua Brasileira de Sinais (Libras), demostração de ritual indígena, palestra, feira de artesanato, oficina de pintura corporal e mesa-redonda.

Para a coordenadora do evento e professora do Campus Araguatins, Cássia Maria de Sousa, a atividade foi bastante positiva, pois permitiu a interação entre a comunidade indígena e os alunos da unidade, possibilitando uma aproximação com a herança cultural deixada pelos indígenas e observação dos seus legados presentes no dia a dia por meio da sociedade.

“Esse evento foi crucial para mim, pois até então, eu não tinha essa experiência com a cultura indígena, que é muito importante, pois ela é a cultura do nosso país”, declarou Marcelo Oliveira, aluno do 1º ano E do ensino médio integrado.

Na ocasião, a liderança da aldeia Apinajé, Antônio Veríssimo Apinajé, enfatizou a importância da integração dos alunos com a cultura indígena para seu processo formação e respeito à diferença entre as etnias.

As atividades do projeto tiveram início no dia 27 de março, com visita técnica à comunidade indígena Apinajé e pesquisa, tendo como objetivo conhecer e debater as trajetórias de lutas, conquistas, impasses e cultura dos povos indígenas.

Mesa de honra

Fizeram parte da mesa de honra do encerramento: o coordenador de extensão do Campus Araguatins, Miguel Camargo, a coordenadora do evento e professora do Campus Araguatins, Cássia Maria de Sousa, liderança da aldeia Apinajé, Antônio Veríssimo Apinajé e a pedagoga do Quilombo Ilha de São Vicente, Maria de Fátima Batista Barros.

Organização

Cristina de Sousa Fonseca, Elzilene de Sales Dias, Erica Ribeiro de Sousa Simonetti,Hendy Barbosa Santos, Francinete Soares Costa Barroso, Lucinalva Ferreira, Sandra José Soares Mateus

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS